Minas de Sal de Wieliczka | Polónia

Uma das visitas obrigatórias numa viagem à Polónia é às Minas de Sal de Wieliczka. Estas minas são umas das mais antigas do mundo, e foram exploradas sem interrupção desde o século XIII até 1996, ano em que a escavação de sal foi encerrada.

IMG_1005

Como numa viagem nossa tem que haver sempre uma peripécia nesta não foi diferente…por pouco, quase não visitávamos as Minas mesmo já com os bilhetes comprados! :p

Como o dia estava chuvoso decidimos visitar as Minas da Sal de Wieliczka, que fica a cerca de 15 Km de Cracóvia. Depois de adquirimos os bilhetes numa loja da cidade, fomos almoçar descontraídamente, e posteriormente seguimos para a estação de comboios com a intenção de chegamos a Wieloczka.  Mas atrasamo-nos e o comboio seguinte não permitia chegar a tempo da hora marcada para a nossa visita… Decidimos então ir de UBER, mas não contávamos que a hora de ponta na Polónia fosse às 2 da tarde! Resumindo, o que era para ser uma viagem de 20 minutos tornou-se numa longa  jornada de mais de 1 Hora!!! Com tudo isto, quando lá chegamos já tinha passado a hora da nossa visita! Mas, felizmente, aceitaram-nos na excursão seguinte.

A visita é obrigatoriamente guiada e acompanhada. Tem uma duração de 2,5 horas e começa da melhor forma: com uma descida de mais de 300 degraus numa escada de madeira! Mas ao todo,  ao longo da visita, descemos 800 degraus…é dose!

DSCN0131

Estas minas de Sal apresentam uma profundidade de 327 metros e estendem-se por mais de 290 quilómetros de túneis, ao longo dos quais podemos encontrar capelas e estátuas esculpidas que ilustram a história deste local, assim como dos mineiros que por cá passaram.

DSCN0134

DSCN0148

DSCN0152

É uma verdadeira cidade subterrânea, com várias infraestruturas (luz, água) e foi um produto do trabalho árduo de dezenas de gerações de mineiros.

Durante a visita, só conhecemos uma pequena parte da mina, (cerca de 3,5 Km), o que corresponde a apenas 1%.  Segundo a nossa guia, teríamos que caminhar durante 4 meses para conseguir percorrer toda a mina.

DSCN0183

DSCN0156

A sala que mais se destaca durante a visita, devido à sua grandiosidade, é a Capela de Santa Cunegunda. Esta impressionante sala com 54 metros de longitude, conta com uma belíssima decoração, desde candelabros, capela, altar, estátuas, e tudo isto construído e esculpido em sal.

IMG_0926

DSCN0175

Estava um pouco receosa com esta visita, pois não me sinto nada confortável em espaços muito fechados e escuros, mas os túneis da mina são largos e iluminados, o que não provoca uma sensação de claustrofobia.

DSCN0201

DSCN0187

No final da visita subimos até à superfície num elevador bem pequeno, que vai sempre a rebentar pelas costuras e que foi a parte que menos gostei da visita.

Informações Úteis:

Bilhetes e Preços: Existem diferentes opções para visitar as minas: A Rota Turistica (a que fizemos), A Rota dos Mineiros e a Rota dos Peregrinos.

Para verem o preço dos bilhetes é melhor consultarem o site oficial: www.ebilety.kopalnia.pl/

O Guia está incluído no preço da entrada.

Para tirar fotografias e/ou filmar temos que pagar à parte 10 PNL

Horário: 01 Abril a 31 Setembro 07:30 às 19:30 /  02 Novembro a 31 Março 08:00 às 17:00.

Morada: Danilowicz Shaft, “Wieliczka” Salt Mine, ul. Daniłowicza 10

Como Lá Chegar: Apesar de termos chegado de UBER, o regresso foi feito através de comboio. A estação não é muito distante das Minas.

Há também a opção de irem de autocarro, como não utilizei não se é melhor ou não, Podem ver mais pormenores no site das Minas: //www.wieliczka-saltmine.com

Esta entrada foi publicada em Minas de Sal Wieliczka com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s