Baden-Baden | Alemanha

Na procura de um destino para visitar mercados de Natal, a cidade de Baden-Baden surgiu-nos como uma hipótese bastante viável, pois reunia vários aspectos que estávamos à procura: Mercado de Natal na Alemanha, Voos Económicos e a possibilidade de visitarmos um mercado de Natal noutro país (neste caso Estrasburgo na França).

IMG_9897

Apesar de Baden-Baden não ser um destino muito procurado, (pelo menos eu não me recordo de ler ou ver muita informação sobre este lugar), a cidade surpreendeu-me muito, pela positiva É um destino encantador, que oferece uma variedade de atracções, quer para relaxar, sendo muito procurado pelas suas fontes termais e Spas, quer a nível cultural, pois a cidade abriga a segunda maior casa de Ópera e concertos da Europa, a Festspielhaus, onde ocorrem inúmeros espectáculos ao longo do ano.

IMG_9824

Baden-Baden é também um oásis para compras, onde podemos “perder-nos” nas inúmeras lojas de luxo, desde Furla, Longchamp, MontBlanc, entre muitas outras.

Mas, se o seu propósito não for compras ou Spas, Baden-Baden continua a ser uma opção muito interessante, pois é um deleite passear por esta cidade elegante, requintada e cheia de glamour. No seu centro histórico, como a circulação de veículos é proibida (excepto para habitantes e para cargas e descargas), é um verdadeiro convite à caminhada e, dessa forma, consegue-se apreciar melhor toda a beleza desta cidadezinha extremamente bem cuidada.

DSCN9236Passear por Baden-Baden dá-nos a sensação de termos recuado no tempo, para o período da “Belle Époque“, com todos aqueles edifícios de arquitectura elegante a fazer recordar o início do Século XX.

IMG_0057

DSCN9217

IMG_9865

Apesar de pequena, a cidade tem vários pontos de interesse que merecem ser visitados:

Kurhaus é o coração da cidade. É aqui que acontece praticamente toda a vida social de Baden-Baden.

IMG_0080

Construído entre 1821 e 1824 por Friedrich Weinbrenner, trata-se de um conjunto de edifícios, entre os quais podemos encontrar: um Casino, um Spa, um Restaurante, um centro de Conferências e várias Boutiques.

IMG_0448

Além de tudo isso, tem ainda um jardim muito bem cuidado, onde podemos passear e descontrair.

O Trinkhalle, que se encontra no complexo Kurhaus, foi construído entre 1839 e 1842 por Heinrich Hübsch num estilo arquitetónico semelhante ao edifício principal do Spa. A arcada de 90 metros é pintada por diversos frescos e possui várias colunas.

IMG_9952

IMG_9991

Bem próximo do Kurhaus encontra-se a Lichtentaler Allee, aproveite para passear ao longo dos quase 2,5 Km desta avenida. É um lugar muito agradável para caminhar calmamente e apreciar os seus jardins, sempre acompanhados pelos sons da natureza e do rio Oos.

DSCN9382

IMG_0001

Ainda na Lichtentaler Allee encontramos o magnífico jardim Gönneranlage. Apesar de ser inverno e praticamente não haver flores nem os repuxos de água estarem a funcionar, este lugar impressionou-me, pois imaginei-o em plena primavera todo colorido, coberto por belas flores. Nessa altura do ano deve ser mágico visitar este local.

IMG_0005

IMG_0023

IMG_0031

IMG_0038

O centro histórico de Baden-Baden também é um lugar muito agradável para se passear e apreciar a bela arquitectura dos edifícios, nomeadamente nas ruas “Sophienstrasse“,  “Leopoldplatz” e “Gernsbacherstrasse“.

DSCN9207

DSCN9205

DSCN9195

Ainda no centro da cidade encontra-se a Stiftskirche; trata-se de uma igreja em estilo gótico que por se encontrar numa parte mais elevada do centro, a sua torre cor de rosa pode ser vista de diversos pontos da cidade.

IMG_0375

Para quem quer aproveitar os Spas da cidade não deixe de visitar o Caracalla ou o Friedrichsbad, que se encontram muito próximos um do outro.

IMG_9890

DSCN9225

Um pouco mais distante encontra-se o Paradies, que é um  um complexo de fontes e cascatas, construído em 1925. Para mim, foi a única desilusão de Baden-Baden,  uma vez que parecia estar ao abandono, e sem uma única fonte a funcionar… Talvez por ser Inverno o local não tenha muita procura e não justifique a manutenção das fontes… Não sei, mas fiquei bem frustrada depois do esforço para lá chegar (Ainda é pouco longe do centro e a caminhada até lá é sempre a subir).

IMG_9902

Esta entrada foi publicada em Alemanha, Baden-Baden com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s