Mercados de Natal na Europa

O Natal está quase aí e com ele os seus tradicionais mercados… Apesar de cá em Portugal já se começar a ver alguns mercados em várias cidades, os mesmos ainda deixam muito a desejar… Temos muito a aprender com os outros países da Europa neste aspecto. Recordo-me de há uns 4 anos atrás ter ido a um mercado de natal em Lagoa (Algarve) e foi uma decepção total. O mesmo aconteceu há uns dois anos em Lisboa… nada tem a ver com os mercados que já visitei na Alemanha.

Para se conhecer o verdadeiro espírito natalício que se vive neste género de mercados, é preciso sair do país… Os mais antigos e tradicionais estão lá fora…

IMG_5213

Este tipo de mercados são muito tradicionais na Áustria, Suíça, França e Alemanha, sendo esta última a que tem a fama de conseguir ter os melhores. Ainda não tenho meio de comparação porque na verdade só fui a mercados na Alemanha, mas esses, posso garantir, são espectaculares!

DSCN7137

O que visitar

Uma visita aos típicos mercados é marcada pelos aromas a especiarias, a salsicha alemã, pelo vinho quente (glüwein), assim como pelas lindas casinhas de madeira devidamente decoradas, pelas centenas de luzes e, o melhor de tudo, pelo contagiante espírito natalício que lá se sente.

IMG_4948

Estes mercados não são feitos apenas para o turista, muito pelo contrário. A maior parte das pessoas que os frequentam são os habitantes locais. É bastante comum ver, principalmente ao final da tarde e/ou início da noite, os locais em grupos de amigos à volta das mesinhas bebendo e comendo em ambiente bastante animado.

Em vários mercados, principalmente nos maiores, existem actuações de entretimento que vão desde músicos a acrobatas, e até espectáculos de dança. Em Berlim, assisti a uma actuação do grupo Die Artistokraten que, ainda hoje, quando me lembro começo a sorrir! 🙂

IMG_5217

DSCN5323

O que comprar

Além das comidas e bebidas, existem muitas barraquinhas onde podemos fazer as nossas compras de Natal. Encontra-se desde decorações para a árvore de Natal, artesanato, velas e até roupa.

Algo que compro sempre nestes mercados, além da decoração para a minha árvore, é a caneca em que servem o vinho quente. Quando pedimos o vinho, temos que pagar uma caução pela caneca e, ao devolvermos, entregam-nos esse dinheiro de volta. Mas, normalmente, eu fico com as canecas como souvenir. Em todos os mercados existe uma caneca diferente alusiva ao mesmo.

IMG_4384

Vou deixar-lhes uma lista dos mercados por onde passei:

  • Berlim – Levei anos a sonhar em visitar algum mercado de Natal, e quando finalmente consegui ir, a escolha recaiu em Berlim. Não sei se foi porque ter sido o primeiro destino em que visitei mercados de Natal, mas recordo-me desta viagem muitas vezes, sempre com um sentimento de nostálgico.

Mercado de Natal em Alexanderplatz

IMG_5096

DSCN5513

Mercado em Gendarmenmarkt

DSCN5360DSCN5353

Mercado de Natal no Palácio Charlottenburg

DSCN4935

Hamburgo foi uma agradável surpresa, este destino apareceu um pouco ao acaso, mas adoramos a cidade e os seus mercados.

Rathaus

Muito próximo a Hamburgo encontra-se uma cidade bem pequena e com uma arquitectura apaixonante que combina na perfeição com os mercados de Natal. Se forem a Hamburgo não deixem de dar um pulinho aqui, pois vale muito a pena.

IMG_4668

DSCN4753

Os Mercados de Colónia são considerados um dos maiores, mais tradicionais e dos mais visitados da Alemanha. Fomos no natal do ano passado e adoramos! Foram sem dúvida os mercados mais cheios onde estivemos e, à noite, é quase impossível passear por lá devido à quantidade de pessoas que por lá se encontram… Mas, em contrapartida, foram também os mais animados.

IMG_6913

Uma cidade que não precisa muito para ficar linda nesta altura do ano é Aachen. Toda a arquitectura e envolvência da cidade, com as casinhas de madeira dos mercados fazem-nos parecer que estamos num conto de fadas. A poucos quilómetros de distância de Colónia, é um lugar que não devem deixar de ir!

IMG_7171

Dependendo da cidade, normalmente os mercados abrem as suas portas no final de Novembro e encerram na véspera do Natal. O horário, na sua maioria, é entre as 11:00 até às 22 Horas.

Esta entrada foi publicada em Dicas de Viagem (Dicas & Gastos por Viagem), Mercados de Natal, Natal com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Mercados de Natal na Europa

  1. Pingback: Quanto Custa viajar para um Mercado de Natal na Europa? | Diario de Bordo da Gi

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s