St. Peter´s Pool e Marsaxlokk | Malta

A St. Peter´s Pool foi um locais mais bonitos que tive a oportunidade de visitar em Malta. Trata-se de uma piscina natural que é resultante do colapso de uma falésia que deixou uma abertura que faz lembrar uma piscina.

DSCN7919

Como é um local de extraordinária beleza, é normal estar sempre com muitos turistas por isso, quanto mais cedo forem para lá, menos probabilidades de encontrarem uma multidão. E foi isso que fizemos, sendo esse o nosso primeiro destino do dia.

O caminho até à St. Peter´s Pool faz-se por uma estrada de terra batida muito estreita (onde só passa um carro) e em muito mau estado. Depois de estacionarmos o carro num de parque de terra (gratuito) ainda temos que fazer uma caminhada num piso desnivelado e com muitas pedras.

IMG_8034

Quem não tiver veículo, a melhor forma de lá chegar é ir de autocarro até à vila de Marsaxlokk e daí apanhar um barco até St. Peter´s Pool. (O barco custa 10€/pessoa, ida e volta).

Apesar de ser um pouco complicado lá chegar, a paisagem recompensa qualquer esforço pois é de uma beleza inqualificável. Os vários tons de azul que este local apresenta são um convite a um mergulho… E, se for essa a vossa vontade, não se deixem ficar pelo desejo, pois é possível fazer-se praia aqui, apesar de não ter areia. Para irmos à água temos duas hipóteses: ou saltamos da falésia, ou descemos por umas escadas que se encontram nas rochas.

IMG_8031

Quem pretende passar algum tempo na St. Peter´s Pool é melhor ir prevenido, pois o local não tem qualquer infraestrutura, não existindo WC´s, nem restaurantes, nem chapéus e cadeiras para alugar… Apenas vi uma roulotte no parque onde deixamos o carro a vender bebidas e gelados.

Marsaxlokk

Depois de visitarmos St. Peter’s Pool dirigimo-nos para a vila piscatória de Marsaxlokk. Era domingo, e esse é o dia mais concorrido na vila, tanto por turistas como também pelos locais, pois é o dia em que acontece o famoso mercado do peixe.

IMG_8067

IMG_8076

Se querem conhecer esta vila com algum sossego não vão a um Domingo! Mas se querem ter a experiência de visita-la no dia de maior afluência, com muita agitação e animação, então o Domingo é o dia certo. Apesar de ter gostado muito da experiência de lá ter ido nesse dia, o único ponto negativo é que não encontramos nem um restaurante para almoçar  que não estivesse já cheio ou com reservas.

O mercado não vende apenas peixe. Trata-se de uma espécie de feira onde se vende de tudo um pouco, desde produtos locais como vegetais, frutas e mel, até souvernis e roupa. E digo-vos que os produtos tinham um óptimo aspecto! Ficamos com vontade de nos abastecermos de frutas e legumes, mas não iriamos regressar tão cedo ao apartamento e corríamos o risco de se estragarem dentro do carro, pois nesse dia estava um calor insuportável.

IMG_8060

DSCN7935

Não existe nenhuma atracção “obrigatória” para visitar em Marsaxlokk, pelo que é saborear o ambiente do local, passear pelo mercado, pelas ruas, pela marginal e apreciar os pescadores a preparar os seus barcos para a faina.

DSCN7928

A parte da baía é magnífica, repleta com os típicos barcos de pesca, aqui chamados de “luzzu”. Os barcos são caracterizados pelas suas cores alegres e por um par de olhos pintados na proa, que é o símbolo da protecção aos pescadores quando se encontram em alto mar.

IMG_8053

Como não encontramos nenhum local onde pudéssemos almoçar, decidimos seguir em direcção ao próximo destino do dia. Pelo caminho encontramos um local, com um aspecto um pouco duvidoso, mas que  tinha à venda uns aperitivos típicos de Malta que queria muito experimentar: os Pastizzi. São uns folhados salgados que podem ser recheados com queijo, frango, ervilhas… Além de muito saborosos fizemos a refeição mais barata da viagem, pois com cerca de 2€ ficamos almoçados! 😛

Esta entrada foi publicada em Malta, Marsaxlokk e St. Peter´s Pool com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s