A Vila de Howth | Irlanda

Howth é uma pequena vila piscatória que se encontra a poucos quilómetros de Dublin. Se tiver uma manhã/tarde livre numa viagem por Dublin, aproveite-a e dê um pulinho a Howth, pois vale bastante a pena. Se em Dublin encontramos uma cidade cosmopolita, aqui vamos encontrar a vertente paisagística que tanto caracteriza o país.

IMG_7782

A principal razão que nos levou a esta pequena localidade foi fazer uma caminhada e explorar os seus famosos Cliffs (Falésias). Toda a Irlanda é conhecida pelas suas falésias, sendo que a mais famosa é a “Cliffs of Moher” mas, como fica muito distante de Dublin, colocamos logo de parte a hipótese de visitá-la. Assim sendo, aventuramos-nos pelos Cliffs de Howth 🙂

Howth Cliffs

Existem 4 percursos, cada um com uma distância e nível de dificuldade diferente.

Lower Cliff Loop – Linha verde (6 km)
Tramline – Linha azul (7 km)
Black Linn – Linha vermelha (8 km)
Bog of the Frogs – Linha roxa (10 Km)

DSCN7489

Nós fizemos o percurso mais curto, o Lower Cliff Loop, pois só tínhamos uma tarde para fazer esta caminhada e ainda queríamos passear um pouco pelo porto de Howth.

howth_lower-cliff-loop

Os percursos estão sinalizados por cores (cada percurso tem uma cor diferente) e são super simples de se fazer, sem grandes obstáculos pelo caminho. Até a pessoa mais sedentária (tipo eu!) consegue percorrer este caminho sem dificuldades.

IMG_7812

IMG_7804

DSCN7505

Pelo caminho podemos apreciar as fantásticas vistas panorâmicas sobre as falésias, assim como toda a paisagem verdejante e as aves marinhas. Ali, estávamos em pela comunhão com a natureza.

DSCN7466

Levamos cerca de 1:30Hrs a percorrer este trilho, desde “Summit” até ao porto de Howth, mas fizêmo-lo com todas as calmas do mundo, parando diversas vezes ao longo do percurso para tirar fotografias.

Como Chegar até aos Cliffs

Apesar do percurso começar na Estação de Howth, nós decidimos que era muito mais prático e cómodo começarmos por Howth Summit e terminarmos no centro da vila.

Dessa forma, em Dublin dirigimo-nos à paragem nr.º 289 em Abbey Street, Irish Life Centre e apanhamos o autocarro nr.º 31B. Saímos na última paragem, a Howth Summit. De lá, depois de uma breve caminhada de cerca de 5 minutos, chegamos ao local onde se inicia o percurso.

DSCN7526

DSCN7519

Também dá para chegar a Howth através de DART (Comboio) e daí apanhar o autocarro até Howth Summit, mas nós achamos que seria mais prático e económico fazermos como fizemos.

Howth além das falésias…

Para quem não é amante de caminhadas, pode aproveitar para fazer um passeio mais relaxante pelo cais de Howth. De lá podemos apreciar os barcos dos pescadores ancorados, sentir o cheiro a maresia (que tanto gosto), desfrutar das vistas panorâmicas e ver as focas!

DSCN7542

Sim, focas! Elas andam por lá, certamente à espera que os pescadores lhes dêem alguns peixinhos para se alimentarem.

IMG_7844

DSCN7564

Nós conseguimos ver duas, e é obvio que estes bichinhos fazem as delícias dos turistas. Onde elas estão, há turistas a tentar captar a sua atenção e a tirar fotografias. Enquanto estava deliciada a ver as focas no seu ambiente (apenas as tinha visto no Oceanário e no Zoomarine que não é o seu ambiente natural), fui-me entretendo a tirar centenas de fotos e a fazer vários vídeos, quando se aproximou um casal de espanhóis que me arruinou aquele momento mágico, saindo-se com a frase: “estas focas son feas” 😀

Além das fofas focas, do porto temos uma vista deslumbrante para a vila, com as suas casas coloridas como pano de fundo, criando um cenário bastante idílico. 🙂

DSCN7574

Depois de nos termos deliciado com as focas, percorremos a avenida principal de Howth, a Harbour Road. É um lugar bastante agradável para passear, onde existe um parque com entretenimento para as crianças, assim como uns convidativos bancos. Nós aproveitamos os banquinhos com uma vista fantástica para o cais para fazer uma pausa e lanchar. Obviamente que a nossa refeição teve que ser compartilhada com as dezenas de pássaros que se aproximaram de nós quando sentiram que tínhamos comida 🙂

DSCN7571

DSCN7548

DSCN7556

Se estiverem lá na hora de almoço, aproveitem para saborear um prato de marisco, num dos muitos restaurantes que existe nesta zona.

Foi uma tarde muito bem passada, adoramos este local, e recomendamos muito a sua visita.

Como chegar a Howth

Existem duas formas de chegar a Howth, desde de Dublin: de carro ou de transportes públicos. Como não tínhamos carro e vi que era fácil e barato chegar lá através de transportes públicos, decidimos utilizá-los. Na ida recorremos ao Autocarro e o regresso utilizamos o DART (Comboio).

  • Autocarro

Como já tinha mencionado anteriormente, nós achamos que era muito mais prático e cómodo apanhar o autocarro na ida, para irmos directamente para Howth Summit, local onde começamos a fazer a caminhada pelas falésias.

Em Dublin, na paragem nr.º 289 em Abbey Street, Irish Life Centre, apanhamos o autocarro nr.º 31B e saímos na última paragem, a Howth Summit. De lá, depois de uma breve caminhada de cerca de 5 minutos, chegamos ao local do início do percurso.

Caso não seja o seu objectivo passear pelos Cliffs, também pode ir de autocarro e sair perto do cais de Howth.

Preço: 3,30€/Pessoa/Trajecto.

Os bilhetes podem ser comprados no próprio autocarro directamente com o motorista. Mas atenção que devemos ter dinheiro trocado, pois eles não dão trocos…

Há autocarros de 30 em 30 minutos, e o trajecto leva cerca de 30 minutos a ser efectuado.

IMG_7848

  • DART

Na estação de comboios de Dublin, a Connolly Station, existem vários comboios por hora a fazer o trajecto Dublin-Howth. Em Howth desembarcará perto do cais da vila.

Preço: 3,30€/Pessoa/Trajecto.

Os bilhetes devem ser adquiridos na estação e validados antes de embarcar.

Esta entrada foi publicada em Howth, Irlanda. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s