Trinity College – A Universidade de Dublin

A Trinity College é a universidade mais famosa e mais antiga da Irlanda, fundada em 1592 pela Rainha Elizabeth I.

Originalmente esta Universidade pública só aceitava alunos protestantes, contudo poderiam ser aceites alunos católicos desde que abrissem mão das suas crenças. Embora estas restrições religiosas tenham sido abolidas em 1873, o clima protestante ainda se manteve forte na Universidade. Hoje em dia não há qualquer restrição religiosa e, na verdade, a maior parte dos alunos da Trinity College são católicos.

DSCN7370

Vários nomes ilustres estudaram aqui, como é o caso de Oscar Wilde e Samuel Beckett que frequentaram o Trinity College em 1871 e 1923, respectivamente.

A Universidade está aberta para visita e podemos fazê-lo de forma gratuita mas, para visitar a Biblioteca e o Book of Kells, a principal atracção do espaço, é necessário pagar.

IMG_7682

Mas é possível apenas passear pelo magnífico espaço da Universidade e apreciar os seus edifícios clássicos cheios de história.

IMG_7687

Na praça principal encontramos um campanário com 12 metros de altura, que abriga o sino da universidade. Existe uma lenda que diz que quem estuda nesta universidade e passar por baixo do arco do campanário poderá chumbar nos exames.

IMG_7680

Ainda no campus podemos ver um globo dourado que se trata de uma escultura feita por Arnaldo Pomodoro, intitulada “Sphere within a sphere” (esfera dentro da esfera). Ela faz parte de um conjunto de esferas espalhadas pelo mundo, existindo também no Vaticano, no Irão, em Nova Iorque, Washington, Indianapolis, São Francisco e Califórnia.

DSCN7428

IMG_7759

Para visitar a biblioteca adquirimos o bilhete junto à entrada da mesma, e apesar de estar um pouco de fila, foi relativamente rápido o processo.

Existe a possibilidade de fazer uma tour pela Universidade assim como pela Biblioteca,  guiada pelos alunos da Universidade. Eles encontram-se numa pequena banca junto à entrada principal do recinto, mas só está disponível em alguns horários durante o dia.

IMG_7734

Começamos a visita pela exposição “Turning Darkness into Light” que é sobre o Book of Kells (Livro de Kells). Trata-se de um manuscrito com mais de 300 páginas escrito em latim pelos monges celtas, por volta de 800 d.C.

Devido à sua  beleza e à magnifica ilustração, com excelentes pormenores artísticos, este manuscrito é considerado, por muitos especialistas, como um dos mais importantes vestígios da arte religiosa medieval.

Percebemos de imediato onde se encontra exposto o livro (obviamente bem isolado dentro de vidros), pois o aglomerado de pessoas é sempre grande e é um pouco difícil apreciar calmamente. É expressamente proibido fotografar esta parte da exposição.

Mas a principal razão que me levou a entrar ali era para conhecer a biblioteca, que é considerada uma das mais bonitas do mundo.

IMG_7752

Assim que entramos na Long Room sentimo-nos esmagados com a imponência do lugar. A sala tem quase 65 metros de comprimentos e contêm cerca de 200 mil livros.

Inicialmente, existia apenas o nível inferior e o tecto era de gesso bastante simples. Mas, em 1850, o espaço já se encontrava completamente lotado e não havia lugar para colocar  mais livros. Por isso, em 1860, ergueram o 2º andar e construíram o tecto em forma de abóbada, tal como se encontra actualmente.

DSCN7438

IMG_7724

Em cada fileira de livros, no primeiro piso, encontra-se um busto de mármore de figuras ilustres da Literatura, Filosofia e outras áreas nobres. São 48 bustos entre eles Sócrates, Aristóteles, Shakespeare, Francis Bacon.

DSCN7436

DSCN7452

Uma curiosidade que ficamos a saber durante a visita: Os livros maiores e mais pesados foram colocados nas prateleiras inferiores, para evitar sobrecarregar o andar superior.

DSCN7445

Gostei bastante da visita à biblioteca, mas sinceramente, achei o bilhete muito caro! (14€/pessoa).

Morada: College Street

Preço: 14€/Pessoa

Horários: Segunda a Sábado 09:30 – 17:00 / Domingo(Outubro-Abril) 12:00 – 16:30, (Maio a Setembro) 09:30 – 16:30.

Esta entrada foi publicada em Dublin, Irlanda com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s