Mercados de Natal em Colónia

Quem me segue há algum tempo já percebeu que adoro o Natal e os seus mercados. É uma época magica e o ambiente que se vive nos mercados consegue retratar na perfeição essa magia e alegria. Passar algum tempo num mercado de Natal, é animação certa! As pessoas estão sempre bem dispostas, há sempre músicas a passar e tudo isso é contagiante! É praticamente impossível estarmos tristes enquanto lá estamos.

Até o Sérgio, que não gosta particularmente desta quadra, já se rendeu! Por isso, temos tentado visitar um mercado todos os anos. Já conhecemos os mercados de Berlim, Hamburgo, Lüneburg, Colónia e Aachen e, de todos, os mais animados foram sem dúvida os de Colónia. Não sei se o facto de a nossa “sobrinha” ter viajado com a gente teve alguma influência nesta opinião, mas era tão maravilhoso vê-la encantada e super sorridente com toda a agitação à sua volta, que nos contagiava essa alegria 🙂

IMG_7296

As datas de abertura dos mercados dependem de lugar para lugar mas, normalmente, começam na última semana de Novembro e terminam no dia 23 de Dezembro. Este ano (2018), os mercados abrem as suas portas a 26 de Novembro e encerram a 23 de Dezembro, mas o melhor é ver o site e consultar as datas de inicio e horários.

Cathedral X-Mas Market

Junto à famosa Catedral, encontra-se um mercado de natal onde se pode admirar o maior Pinheiro com decorações de Natal da região da Renânia, com cerca de 25 metros de altura e de onde saem milhares de LED’s, formando uma tenda de luzes enorme. É lindíssimo passar por lá durante a noite e apreciar todo aquele brilho por cima de nós.

IMG_6886

DSCN6595

DSCN7137

Passei várias vezes por este mercado e explorei-o de uma ponta a outra, principalmente por ter uma localização tão central e por ter sempre muita animação.

Quando a noite cai, o mercado fica completamente a abarrotar e é praticamente impossível transitar normalmente, o que por vezes tornava-se um pouco confuso. Apesar de estar sempre a rebentar pelas costuras, as pessoas que por lá andam estão com espirito natalício em alta e, por isso, não há grandes stresses nem atropelos, para passarem uns por cima dos outros.

IMG_6890

IMG_7327

A quantidade de pessoas que lá circula quando cai a noite.

IMG_5071

IMG_7309

Mas, encontramos um sítio junto ao edifício do Museu Romano-Germânico que, normalmente, estava um pouco mais calmo. Além disso, também tinha um músico que tocava óptimas músicas natalícias, o que contagiava toda a gente! 🙂

DSCN7152

Old Market Christmas

IMG_6905.JPG

É o maior e mais tradicional da cidade, o “Heimat der Heinzel”, ou Casa do Gnomos. Este mercado é enorme, começa na praça em frente ao Rathaus, espalha-se pela Alter Markt e vai descendo até à praça Heumarkt.

IMG_6913

Este mercado é uma homenagem aos gnomos. Existe uma lenda que diz que os Heinzelmännchen (gnomos de casa) realizavam todos os tipos de trabalhos para os habitantes locais de Colónia; Preparavam a comida, costuravam as roupas, consertavam os sapatos… Por isso, neste mercado pode encontrar-se inúmeros gnomos na sua decoração. Todas as ruas têm um tema diferente, mostrando as actividades que eles faziam nas suas guildas.

IMG_6912

DSCN6672

DSCN6770

Neste mercado existe uma pista de patinagem bem grande. Um dos bares encontra-se no 1º andar, mesmo de frente para à pista, o que permite ver em primeiro plano os espalhanços que lá iam acontecendo… :p

DSCN6674

Um dia ainda quero patinar numa pista de gelo num mercado de natal. Que fique bem claro que não sei patinar! Será uma forma de proporcionar boas gargalhadas aos outros quando me  virem a cair, já que o mesmo acontece comigo quando estou a assistir às quedas dos outros. 😛 Mas, ainda não consegui convencer ao Sérgio para ir comigo…já que é para fazer figuras, aos pares é bem mais engraçado,não? Talvez este ano, Sérgio? 😀

Gostei particularmente deste mercado, principalmente pela sua decoração e pelo ambiente que se encontra por lá. Por os vendedores estarem vestidos com trajes adequados à sua profissão e, também, pelas barraquinhas onde podemos ver os artesãos demonstrando as suas habilidades, como por exemplo o ferreiro a moldar o ferro.

IMG_5137

IMG_5149

DSCN6671

Harbour Christmas

Este mercado encontra-se mesmo junto ao museu do chocolate. É um mercado pequeno, mas com um cenário bem pitoresco, com vista para o Rio Reno.

IMG_6932

Angel´s Christmas Market

Na praça Neumarkt encontra-se o Angel´s Christmas Market, o mercado mais antigo de Colónia.

Como o nome indica, a sua decoração centra-se à volta de anjos, desde as barraquinhas até figurantes vestidas a rigor que por lá se passeiam, o que torna o ambiente deste mercado algo muito diferente e encantador.

DSCN6872

DSCN6867

IMG_7051

Enquanto estava a saborear um delicioso vinho quente, vejo uma rapariga vestida de anjo em cima de um cavalo a passear pelo mercado e a distribuir doces pelas crianças… Esta é uma das razões que gosto tanto de visitar os mercados de Natal, por estar constantemente a ser surpreendida enquanto lá estou e, sem estar à espera, momentos como este arrancarem-me um sorriso. É nestas alturas que me sinto abençoada e uma sortuda por conseguir viver estes momentos únicos 🙂DSCN6861

IMG_4275

Aqui também podemos encontrar uma loja da Kathe Wohlfahrt. Não deixem de entrar e deliciem-se com as magnificas decorações de natal 🙂

DSCN6857

Apesar de não ter sido o meu mercado preferido de Colónia, acho que vale muito a pena visitá-lo por ter uma temática tão diferente de outros mercados que já visitei.

Esta entrada foi publicada em Alemanha, Colónia, Mercados de Natal com as etiquetas , , , . ligação permanente.

2 respostas a Mercados de Natal em Colónia

  1. Pingback: Mercados de Natal na Europa | Diario de Bordo da Gi

  2. Pingback: Quanto Custa viajar para um Mercado de Natal na Europa? | Diario de Bordo da Gi

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s