Lago Di Como – Itália

A lista de sítios que quero, ou que gostaria de visitar é interminável e, o Lago di Como em Itália, não estava nos planos imediatos. Mas, estava a precisar de umas férias mais relaxadas, não daquele género de viagens que necessito de férias depois das férias! Não podia ser um destino muito longe, pois o Sérgio já não tinha muitos dias de férias para gozar este ano…assim, e depois de pesquisar alguns voos, vi que as passagens para Milão estavam bastante acessíveis… E de Milão aos Lagos era um “pulinho”. Foi dessa forma que o Lago di Como nos apareceu como o próximo destino de férias! 🙂

O Lago di Como é um dos três grandes lagos italianos: Lago Maggiore, Di Lugano e Di Como. É o 3º maior lago da Itália com 146 Km2 e está localizado no norte do país, bem perto da fronteira com a Suiça, numa região chamada Lombardia. É um dos lagos mais profundos da Europa, atingindo os 416 metros.

O lago tem o formato da letra Y invertida, e tornou-se no mais conhecido devido às suas esplenderosas “villas” que têm servido de pano de fundo para diversos filmes. E, também, porque este lugar é um dos refúgios dos mais ricos. Vários famosos tem ou já tiveram casa aqui, como o George Clooney, Madonna, Gianni Versace…

Lagodicomo

A beleza desde lugar é indescritível. As fotos não fazem juz à beldade das paisagens do Lago. Era tudo tão idílico que muitas vezes dava por mim a questionar se estaria em algum sonho… 🙂

Os muitos vilarejos encostados às margens do lago e rodeados pelas montanhas, tornam-no num lugar de beleza inqualificável.

Apesar de à volta do Lago existirem várias vilas e imensos locais interessantes não conseguiríamos visitar tudo com os dias que tínhamos disponíveis. Além disso, queríamos fazer tudo muito calmamente para também praticarmos o “Dolce Far Niente”. 🙂

Depois de alguma pesquisa, decidimos visitar as seguintes “comunas” (expressão italiana para município):

Bellagio é um dos vilarejos mais conhecidos do Lago, e é também considerado um dos mais bonitos. (Não o achei o mais bonito, mas já lá vamos). É, sem dúvida, bastante pitoresco, com as suas ruas estreitas floridas e muito bem cuidadas.

Decidimos pernoitar em Bellagio, devido à sua excelente localização. O ideal é ficar na “mid-lake”, ou seja, mais no centro do Lago, pois assim permitirá explorar mais facilmente as cidades à volta do Lago. Além disso, Bellagio é uma cidade maior em relação às suas vizinhas mais próximas e, por isso, existem mais transportes, restaurantes, hotéis…

Varenna

Esta foi a cidade que conquistou o meu coração. Foi a grande surpresa da viagem, na minha opinião, (e do Sérgio) esta é a mais bonita e autêntica do Lago.

Chegamos bem cedo e por isso o vilarejo estava praticamente por nossa conta. Nas primeiras horas quase não encontramos ninguém… Caminhamos muito calmamente e deliciamo-nos com vários pormenores de Varenna que, certamente, se estivesse apinhada de turistas não repararíamos. E simplesmente apaixonamo-nos por aquele lugar.

Caminhamos na orla do lago, onde não circulam carros, e ficamos fascinados com as diversas esplanadas que lá se encontram, com uma vista esplendorosa e privilegiada para a báia. Ficamos com uma vontade enorme de almoçar por lá e praticar o “Dolce Far Niente”, mas ainda era muito cedo. Além de que não podíamos perder o próximo barco que nos levaria a Tremezzo.

Tremezzo

Não desembarcamos em Tremezzo, mas sim, na Villa Carlotta (fica mesmo muito próximo), pois o objectivo principal era conhecer a Villa e os seus jardins.

O edifício da Villa Carlotta é imponente mesmo visto de longe. Do barco conseguimos vislumbrar toda aquela construção de cor branca, com os seus portões e escadarias. Mas, é nos seus jardins que a magia acontece…uma paisagem luxuriante e de cortar a respiração, que terá direito a um olhar mais detalhado em outro post. 😉

Como ainda faltava algum tempo para o próximo barco, quando saímos da Villa Carlotta, decidimos passear e conhecer um pouco de Tremezzo. Mas, não tem muito mais para se ver… Fomos avançando pela marginal e ao passarmos em frente ao Grand Hotel Tremezzo ficamos deslumbrados. O edifício encontra-se localizado em frente ao Lago e possui uma piscina construída lá dentro. Numa próxima viagem ao Lago, já sabemos onde ficar 😛 #deveserbaratinho

Piscina do Grand Hotel Tremezzo

Lenno

Mais um vilarejo que parece que saiu directamente de um conto de fadas. Muito acolhedor e simpático, é relativamente pequeno e vê-se bem em pouco tempo.

Mas, a sua principal atracção, e também o motivo da nossa visita, é a Villa del Balbianello. Lugar de tirar o folego de tão lindo que é! Já serviu de cenário para vários filmes. (Mais pormenores no próximo post, deixo só algumas fotos para abrir o apetite).

Como

Apesar de ter pesquisado e planeado o que visitar na cidade de Como, inicialmente ponderamos em não ir. Mas, como tínhamos uma tarde livre, e apesar de querermos relaxar, não conseguimos parar quieto, especialmente se estivermos num sítio pela primeira vez… Então, decidimos pegar no carro e conduzir até Como.

Esta cidade também foi uma agradável surpresa. Bem maior do que as que já tínhamos visitado nos outros dias, possuindo várias infraestruturas de uma cidade moderna mas sem perder o encanto de se encontrar rodeada pelas montanhas e pelo Lago.

Como este post já está a ficar muito extenso, vou fazer outro com mais pormenores dos lugares a visitar em cada “comuna“.

Pois no último dia inteiro no Lago decidimos não fazer planos… Acordamos sem despertador, saboreamos o pequeno almoço na varanda do nosso apartamento calmamente, depois, fomos passear
Esta entrada foi publicada em Itália, Lago di Como com as etiquetas , , , , , , , . ligação permanente.

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )