Roteiro de um dia no Porto

Já tinha ido ao Porto duas vezes, mas foi sempre de passagem. Da primeira vez o foco principal foi fazer o passeio de barco pelo Douro (2011) e da segunda, a viagem tinha como protagonista o Gerês (2012). Mas ficou sempre o desejo de voltar ao Porto para conhecer melhor a cidade.

Como em Outubro tinha uns dias de férias e não tinha nada planeado “agarrei” na minha mãe e rumamos à Cidade Invicta.

Começamos o dia bem cedo e cerca das 8 da manhã já estávamos a sair da estação de metro do Bolhão. Andamos sempre a pé e as únicas vezes que utilizamos os transportes públicos foi para ir e vir do aeroporto.

A primeira visita do dia foi à Capela das Almas, na Rua de Santa Catarina. Esta impressionante igreja com o seu exterior todo forrado a azulejo, representando os passos da vida de São Francisco e de Santa Catarina é um dos ícones da cidade do Porto.

DSCN4004

Entrada: Gratuita

Horário: 7:30-13:00/15:30-19:00

Muito próximo da igreja encontra-se um dos locais mais emblemáticos da cidade, o Mercado do Bolhão. Aqui podemos encontrar produtos alimentares como frutas, legumes, carnes, peixes, e até souvenirs.

DSCN4002

Seguimos para a Avenida dos Aliados, que é considerada o centro da cidade do Porto. Os seus imponentes edifícios tornam-na numa das mais bonitas e conhecidas da cidade.

DSCN4259

DSCN4262

Fizemos uma pequena pausa num dos cafés desta avenida para tomar o pequeno-almoço.

Caminhamos até a Igreja de Santo Idelfonso. À semelhança da Capelas das Almas esta igreja também tem a fachada decorada com azulejos.

DSCN4040

Morada: Praça da Batalha

Horário Seg.: 15-18hrs

Entrada Gratuita

Acabamos por não entrar nesta igreja pois quando lá passamos estava fechada. Continuamos o passeio e “perdemos-nos” pelas ruas estreitinhas da cidade e apreciamos mais de perto a arquitectura portuense.

DSCN4066

DSCN4044

DSCN4047

De seguida entramos na Estação de São Bento. Esta estação já foi considerada uma das mais belas do mundo. E não é de admirar tal reconhecimento, pois o seu átrio encontra-se decorado com belíssimos azulejos que representam alguns dos momentos mais importantes da história de Portugal.

DSCN4063

De seguida fomos para um dos monumentos religiosos mais importantes da cidade: A Sé do Porto.

DSCN4090

Na praça onde se encontra a Sé, o Terreiro da Sé,  obtemos uma vista privilegiada para a cidade.

DSCN4074

DSCN4079

DSCN4092

Não querendo ficar apenas pelo exterior deste monumento, decidimos entrar. O interior da igreja é de acesso gratuito, mas não deixem de adquirir o bilhete que dá acesso ao claustro.

DSCN4094

Trata-se de uma zona simplesmente magnífica onde podemos encontrar fantásticos painéis de azulejos do século XVIII que revestem as galerias, assim como um acervo de arte sacra.

DSCN4096

DSCN4110

 Morada: Largo do Terreiro da Sé

Horário: 09:00 – 19:00 Hrs/ Museu e Clastros: 09:00-18:30/ Missa:11Hr

Preços: Igreja grátis / Claustros: 3€

A poucos metros da Sé encontra-se o tabuleiro superior da Ponte Luís I. Decidimos atravessar a ponte a pé, para apreciarmos as vistas magníficas da cidade. Infelizmente o tempo não estava a colaborar connosco e começou a chover com mais intensidade.

DSCN4136

Depois de atravessarmos a Ponte Luís I caminhamos até chegar às margens do Rio Douro, do lado de Vila Nova de Gaia.

Tiramos as fotos praxe dos barcos Rabelos e da Ponte e, como já estávamos a ficar com fome, decidimos procurar um sitio para almoçar.

DSCN4153

DSCN4155

DSCN4158

Optamos por regressar ao Porto, mas desta vez usando o tabuleiro inferior. Descobrimos um restaurante típico, onde entramos para almoçar uma francesinha (Obviamente)! Mas não estava nada de especial, já comi francesinhas bem melhores :/

DSCN4191

Depois do almoço caminhamos calmamente junto à zona ribeirinha do Porto e apreciamos toda a beleza daquele local.

DSCN4179

DSCN4195

DSCN4184

De seguida fomos para o Palácio da Bolsa mas, infelizmente, não conseguimos visitá-lo. O processo é extremamente complexo, fazendo muito pouco sentido. Não são permitidas visitas livres, obrigando sempre à presença de um Guia, cujo idioma é determinado consoante as marcações que estão efectuadas. Quando lá chegamos, as duas próximas visitas seriam em línguas que não iríamos compreender… Supostamente seria possível fazer marcação por e-mail, algo que tentei, não tendo obtido qualquer resposta.

Fiquei mesmo com imensa pena de não ter visitado o Palácio da Bolsa mas, pelo menos, já tenho um bom pretexto para voltar ao Porto 🙂

DSCN4252

Com a nossa visita frustrada, seguimos até à Torre dos Clérigos. Entramos e  visitamos a sua igreja (que é gratuita). Se lá forem subam à Torre, pois dizem que a vista é espectacular! Além do dia estar chuvoso, também achei que a subida ia tornar-se demasiado cansativa para a minha mãe pois ela já não tem 30 anos…

DSCN4205

DSCN4256

Próxima paragem: Livraria Lello. Aquando da minha primeira visita ainda não se pagava entrada mas, concordo plenamente com essa decisão pois a maior parte das pessoas que lá iam não chegavam a comprar nada. Mas sendo assim, esperava que fosse  tudo mais organizado, o que não aconteceu… Colocamo-nos na fila junto à entrada da livraria mas, quando chegou a nossa vez, disseram-nos que os bilhetes tinham que ser adquiridos do outro lado da estrada… E não havia nenhuma indicação nesse sentido…

DSCN4207

DSCN4208

Os bilhetes eram adquiridos aqui

Adquirimos os bilhetes, esperamos novamente na fila e lá entramos! Mas havia tantas, mas tantas pessoas lá, que era impossível desfrutar do belíssimo edifício.  Foi bastante frustrante. Agora que a entrada passou a ser paga, deveria também haver um controlo mais rigoroso sobre o numero de pessoas que entram de cada vez, para não se tornar tão caótico como estava! Espero sinceramente que não seja sempre assim, senão vão sair de lá muitos turistas desiludidos.

DSCN4224

DSCN4228

A entrada é 3€, mas esse valor pode ser descontado na compra de um livro. Foi o que fiz!

Seguimos para a Igreja das Carmelitas. Esta belíssima igreja tem na sua fachada lateral a sua principal atracção, sendo toda ela revestida em painéis de azulejo onde está ilustrada a lenda da fundação da ordem das Carmelitas.

DSCN4236

Horário: 07:30às 19 Hrs

Entrada: Gratuita

Antes de voltarmos para o aeroporto fizemos uma paragem no Macdonald´s da Avenida dos Aliados, que foi considerado um dos mais bonitos do mundo, para lanchar e descansar um pouco das longas horas de caminhada.

DSCN4264

DSCN4273

Apesar de cansativo, foi um dia muito bem passado e divertido. Ficou o sentimento de saudade mesmo antes de irmos embora.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Porto, Portugal com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s