A vila tipicamente Holandesa: Zaanse Schans

Se ficamos um pouco desiludidos com Amesterdão, Zaanse Schans teve o efeito contrário em nós. Ficamos completamente rendidos aos encantos daquela pequena vila.

Zaanse Schans é uma vila típica holandesa. Aqui podemos encontrar tudo o que é estereótipo da Holanda. Moinhos de Vento? Sim! Queijos? Sim! Tamancos? Sim! Nesta vila podemos encontrar tudo isto e muito mais.

Este pequeno vilarejo é um verdadeiro museu a céu aberto. Os moinhos de vento que lá se encontram têm vários anos. Eles geravam energia industrial para diversas partes da economia Holandesa. Actualmente muitos deles ainda funcionam, e alguns estão abertos ao público, sendo possível visitar o seu interior.

Além dos moinhos de vento, podemos entrar e visitar outras casas/fábricas tradicionais, como a fábrica de tamancos, onde se pode observar uma demonstração ao vivo de como se fabricam este tipo de sapatos e ver as centenas de modelos que tem expostos para venda na loja.

E para quem gosta de queijo, não pode deixar de ir à Catharina-Hoeve. É uma fábrica de queijo onde é possível fazer degustação de todos os queijos que lá tem à venda!! E eram bastantes… Nós, obviamente, provamos todos, várias vezes! 😀

Também existe uma loja onde fabricam chocolates e onde podemos saborear uns waffles, entre outras guloseimas, bem como apreciar um pequeno museu onde estão expostas algumas máquinas que utilizavam no fabrico do chocolate. É uma loja bastante amorosa, e o cheiro que sai de lá é simplesmente irresistível.

Mas o melhor de Zaanse Schans é passear e explorar calmamente a vila e deixar-se encantar pela magia deste local.

Apesar deste vilarejo parecer ter saído directamente de um conto de fadas, na verdade, muitas das casas são habitadas. Por isso tenham atenção para não entrarem no jardim de alguém 🙂

Quando aqui chegamos decidimos alugar uma bicicleta, pois não queria sair da Holanda sem passear no seu típico meio de transporte. E como em Amesterdão não fiquei muito animada com essa ideia depois de ver a doidice da quantidade de bicicletas que por lá circulam, achamos que Zaanse Schans era o local perfeito para o fazer! E assim foi. Como chegamos cedo, a vila ainda não estavam repleta de turistas, por isso, conseguimos percorrê-la calmamente sem atropelar ninguém 🙂

Alugamos as bicicletas por 1 hora (custou 5€/bicicleta), mas em apenas 15 minutos demos a volta à vila toda. Por isso decidimos explorar mais além e divertimo-nos imenso! Tanto que até perdemos a noção do tempo, e quando vimos já tinha passado da hora de entregar as bicicletas.

Em poucas horas vê-se praticamente tudo em Zaanse Schans, mas pode “perder-se” um dia inteiro por lá facilmente. Como foi o nosso caso, adoramos tanto aquele cantinho que tentamos prolongar ao máximo aquele momento.

Dicas:

• Tentar chegar o mais cedo possível. Perto da hora de almoço e durante a tarde estavam tantos turistas que era praticamente impossível circular pelas ruas estreitas da vila. Nós chegamos perto das 10 da manhã e estava bem pacífico nessa altura e conseguimos usufruir muito mais do local.
  • Existe um miradouro, mesmo ao lado do Museu Zaans, do qual obtemos umas vistas panorâmicas sobre a vila. Além das vistas magnificas, conseguimos fugir um pouco dos turistas, pois pareceu-me, que esta zona ainda é pouco conhecida uma vez que não se encontrava lá ninguém…

Como lá chegar:

A partir de Amesterdão é bem fácil chegar a Zaanse Schans. É possível fazer o trajecto de comboio ou autocarro (ou de carro!).

• Comboio: Da estação Central de Amesterdão até Zaandikj (estação de Zaanse Schans) são cerca de 30 minutos. Quando desembarcamos temos uma caminhada de cerca de 10/15 minutos até chegar ao centro da vila, mas que se faz facilmente. O bilhete de comboio tem um custo de 3,10€/trajecto. Também é possível apanhar o comboio na estação Sloterdijk, em Amesterdão. Foi o que fizemos, pois era mais perto do nosso hotel. O bilhete de comboio tem um custo de 2,50€/trajecto. Existem diversos comboios por hora.
  • Autocarro: Apesar de não termos feito esse percurso de autocarro, na altura vi que era possível fazê-lo. Também da estação central de Amesterdão existem autocarros que levam directamente até à entrada de Zaanse-Schans. Talvez seja uma opção mais viável para quem tiver com crianças ou tiver algumas dificuldades de locomoção. De autocarro o percurso é cerca de 40 minutos.
Esta entrada foi publicada em Holanda, Zaanse Schans com as etiquetas , , . ligação permanente.