Castelo de Vide

Depois de sairmos de Marvão, dirigimo-nos para Castelo de Vide, apenas com uma paragem estratégica na estrada N246-1 (conhecida localmente por “Alameda dos Freixos”), para a foto da praxe.

Castelo de Vide é uma vila alentejana, localizada numa colina da Serra de São Mamede.

DSCN5753

A abundância de vegetação, o clima ameno e a proximidade da Serra, mas também devido ao seu esplendor e encanto o que a torna numa das localidades mais românticas da região alentejana, tornaram-na conhecida como a “Sintra do Alentejo”.

O que fazer:

São diversos os locais de interesse e os monumentos na vila, destacando-se:

  • Castelo e as bonitas vistas obtidas de lá.

IMG_6042

DSCN5727

DSCN5734

A entrada para o Castelo é gratuita. Além das vistas panorâmicas que se tem do alto do Castelo, também podemos lá encontrar o Centro de Interpretação do Megalitismo.

IMG_6047

DSCN5723

  • Judiaria

DSCN5701

Um dos exemplos mais importantes e bem preservados da presença judaica em Portugal. Aqui, a maioria das portas mantêm o arco gótico ogival e, em muitas ombreiras, do lado direito, podemos ainda ver fendas esculpidas. Era o local onde os judeus guardavam os seus Mezuzá, ou seja, os pergaminhos, que continham as duas passagens da Torá.

DSCN5751

Também ainda existe a Sinagoga, actualmente transformada num museu. A ideia era lá entrarmos, mas à hora que lá passamos estava encerrado para a pausa do almoço.

  • “Perder-se” pelas suas ruas labirínticas.

DSCN5747

Castelo de Vide é considerada uma das vilas medievais melhor preservadas em Portugal. Por isso, é muito fácil para quem visita este local deixar-se encantar pelo charme do  seu cenário medieval.

IMG_6058

Onde comer:

O restaurante surpresa desta road trip foi o que encontramos em Castelo de Vide, o Djony. O ambiente é bastante simples e descontraído, mas, o mais importante, a comida é simplesmente deliciosa.

IMG_6060

Antes de termos tempo para ver o menu, já o proprietário do restaurante, nos tinha servido uma tigela de sopa. E disse-nos que ali, em vez de servirem as habituais entradas com pão e patês, serviam sopa… E estava tão boa!!

Era apenas o inicio de uma repasto dos deuses… Além da comida deliciosa, o atendimento foi do mais atencioso possível! Se não bastasse a comida excelente, o atendimento maravilhoso, no final, quando veio a conta, também nos fez sorrir…Bastante acessível, pagamos cerca de 20€, os dois!!

Lugar a voltar, sem dúvida! 🙂

Esta entrada foi publicada em Castelo de Vide, Portugal com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Castelo de Vide

  1. Pingback: O ano 2017 em viagens | Diario de Bordo da Gi

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s