Lüneburg

Se ficamos fascinados com Hamburgo, em Lüneburg ficamos completamente apaixonados por esta pequena cidade.

Só descobrimos a existência desta cidade poucos dias antes de partirmos. Estávamos a ver vídeos no youtube sobre Hamburgo e num deles falava sobre Lüneburg. Decidi pesquisar e quando vi uma cidade com uma arquitectura com estilo Backsteingotik (da qual sou completamente apaixonada) não pensei duas vezes, tínhamos que reservar um dia para ir a Lüneburg!

DSCN4604

É relativamente perto de Hamburgo e muito fácil de chegar, através de comboio (mais pormenores de como chegar a Lüneburg no final do post).

Lüneburg é uma das cidades mais fascinantes do norte da Alemanha. E foi das poucas cidades do país que conseguiu manter a zona histórica intacta, durante a Segunda Guerra Mundial. Por isso, ainda preserva o seu centro medieval e a maior parte das casas são as originais, com centenas de anos.

DSCN4673

Lüneburg cresceu devido à exploração do sal. Por mais de 1000 anos e até 1980 os seus habitantes exploraram o sal existente na região, período no qual a cidade viveu os seus anos de riqueza.

Mas, devido a essa actividade, Lüneburg pagou uma factura muito cara. A exploração foi tão intensa que parte do solo, literalmente, abateu. Por esse motivo é que se vê espalhados pela cidade inúmeros prédios tortos e ruas com a calçada desnivelada.

DSCN4585

Apesar do seu lado negativo, esse é um dos factores que fazem com que esta cidade tenha um atractivo extra!

Lüneburg não tem nenhum monumento de visitação “obrigatória”, pois a cidade num todo é a principal atração mas, existem alguns lugares que não se pode deixar de visitar.

  • Praça Am Sande

DSCN4753

Nesta praça existem vários edifícios atingidos pelo problema que relatei anteriormente, ou seja, alguns prédios encontram-se tortos devido ao abatimento do solo.

DSCN4583

Numa das extremidades da praça encontra-se o belíssimo edifício da Câmara do Comércio, que se destaca por ter as cores de cinzento e branco.

IMG_4521

IMG_4694

Na outra extremidade encontra-se a igreja St. Johannis, que na altura tinha um mercado de natal bastante acolhedor e com toda a sua envolvência tornava-o especial.

  • Ruas Heiligengeiststraße e Grapengieberstraße

“Percam-se” nestas ruas, pois a arquitectura dos edifícios é simplesmente imperdível.

DSCN4615

  • Die Alte Raths-Apotheke

Não deixem de passar por esta farmácia, estabelecida em 1524, pois tem uma fachada com pormenores incríveis!

IMG_4533

DSCN4627

  • Markt

Principal praça da cidade onde o grande destaque vai para o Rathaus, construção iniciada no século XIII. A sua fachada é impressionante e bastante diferente do que se encontra no resto de Lüneburg.

DSCN4640

Nesta praça havia o maior mercado de natal da cidade. Passamos imenso tempo por aqui, entramos numa das barraquinhas e saboreamos as deliciosas salsichas alemãs e bebemos um delicioso vinho quente (eu! O Sérgio ficou-se pela cerveja :p)

IMG_4668

Acho que Lüneburg foi o local onde tive mais dificuldade em encontrar um souvenir (gosto de comprar um objecto para colocar na árvore de Natal alusivo ao sítio, assim quando vou montar a àrvore recordo-me das viagens), entrei, literalmente, em todas as lojas que vi… E nada de souvenirs… Quando já estava quase a desistir, vi o Posto de Turismo (mesmo ao lado do Rathaus) e decidi lá entrar! E finalmente consegui comprar uma bolinha de natal de Lüneburg! 😀

IMG_4678

Toda contentinha depois de finalmente ter encontrado um efeito de natal de Lüneburg 😀

Fica a dica para quem quiser comprar alguma recordação deste local 😉

  • Wasserviertel

Antigo porto da cidade, era daqui que exportavam o sal em direcção a Lübeck.

IMG_4578

Dessa época ainda resta o Alter Kran, um guindaste portuário medieval. Construído em 1797, era na altura um dos guindastes mais poderosos em todo o norte da Alemanha. Actualmente, é um dos marcos da cidade.

IMG_4580

É bastante agradável passear por esta zona e existem muitos restaurantes e bares com esplanada, onde se pode descontrair e a apreciar toda a beleza deste local.

IMG_4564

DSCN4662

DSCN4656

Mas o melhor de Lüneburg é “perder-se” e deixar-se surpreender pelo que se vai encontrando (e vai surpreender-se muito!). A cidade não é muito grande e dá para ver tudo, perfeitamente, em apenas um dia.

Como chegar a Lüneburg a partir de Hamburgo:

A partir da estação central de Hamburgo existem comboios a cada hora para lüneburg.

Um bilhete para cada trajecto tem um custo de 8,70€. Nós adquirimos um bilhete diário de grupo para as áreas ABCDE que custou 26,50€, o que nos compensou. O bilhete de grupo permite até 5 pessoas viajarem durante todo o dia.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Alemanha, Lüneburg com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s