Os aspectos que me fizeram não adorar Amesterdão

No outro dia, num dos fóruns de viagem que sigo, perguntavam quais as três cidades preferidas dos viajantes. Posso dizer que em mais de metade das respostas estava a cidade de Amesterdão. Por isso, como fui um pouco dura no ultimo post sobre do que tinha achado da cidade, achei por bem enumerar os vários aspectos que me fizeram não ter amado aquele local.

– Bicicletas

Sei que parece uma tolice dizer que não gostei das bicicletas em Amesterdão, visto que quem lá vai sabe à partida que esta cidade tem mais bicicletas que pessoas… Mas, achei muito intimidante passear por lá pois estava sempre com receio de ser atropelada por alguma… E ia sendo várias vezes, durante a minha curta estadia por lá!

A ideia inicial era alugar uma bicicleta e andar a passear por lá, mas desisti logo dela pois achei que não iria correr lá muito bem…

DSCN5490

Outra coisa que não me agradou foi verificar que nas ciclovias circulam muitas vezes motociclos e outros veículos motorizados, nomeadamente “papa-reformas”. Se me distraía e não reparava que estava numa ciclovia, podia ser atropelada por um desses veículos, o que seria bem pior do que por uma bicicleta! Enfim, nunca andava a passear completamente descansada.

DSCN5515Além disso, vi diversas bicicletas espalhadas pela cidade completamente abandonadas, já sem várias peças… O que se torna muito pouco atractivo para um turista, passando uma imagem de cidade pouco cuidada.

IMG_5577

Apesar disso é impressionante ver a quantidade de bicicletas existentes na cidade e a mentalidade dos seus cidadãos. Eles andam de bicicleta faça chuva ou faça sol, vão às compras, deslocam-se para os seus trabalhos (de fato e gravata) e até andam com os seus bebés nos respectivos veículos. É tudo uma questão de mentalidade e, nesse aspecto, tiro-lhes o chapéu.

DSCN5518

– I Amesterdão

Sabem aquela foto que toda a gente tira em frente ao museu Rijksmuseum com as letras “ I Amesterdam”? Eu também tentei ficar com um registo, mas foi completamente impossível! Havia tantas, mas tantas pessoas lá que não havia um único espacinho livre para conseguir tirar um foto e perceber onde estava… Desisti!

IMG_5311

DSCN5251

– Transportes Públicos

Já fui a várias cidades europeias e ando sempre de transportes públicos (metro, autocarro, electrico, comboio) e nunca tive grandes dificuldades em perceber como funcionava. Ás vezes, logo à chegada, ando um pouco à nora mas rapidamente consigo perceber o sistema.

Não aconteceu em Amesterdão! Chegamos a entrar no comboio errado e só nos apercebemos depois de termos começado a andar, mesmo tendo a certeza que estávamos na plataforma certa! E, sempre que entravamos em algum transporte  público, ficava a dúvida se seria o correcto.

Num dos dias levamos cerca de uma hora à procura de uma linha de eléctrico que nos levasse a um bar onde queríamos fazer uma tour! Resultado: Nada de tour, devido à chegada tardia… 😦

Outra coisa aborrecida com que nos deparamos foi que tínhamos que ter sempre moedas para comprar os bilhetes. Assim que chegamos ao aeroporto, não tínhamos trocos suficientes e tentamos vários cartões; VISA, Mastercard, e nenhum deu… Felizmente às horas que chegamos os guichés ainda estavam abertos e conseguimos comprar os bilhetes lá. (Aceita cartões “MAESTRO”).

Além de tudo isto, achamos uma cidade um pouco suja, com demasiadas bicicletas  corroídas pela ferrugem e espalhadas por todos os cantos, vários barcos completamente podres… Enfim, coisas que não são visualmente muito agradáveis. Sinceramente, não conseguimos captar a beleza desta cidade na sua plenitude!

IMG_5225

DSCN5475

Esta entrada foi publicada em Amesterdão, Holanda com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s