Hamburgo

Hamburgo apareceu por acaso no nosso percurso, numa procura de voos baratos para a Alemanha, para visitar os famosos Mercados de Natal do país, dentro das várias hipóteses, a cidade de Hamburgo pareceu-nos a mais indicada  (leia-se: os voos mais baratos que encontramos :p).

Pouco sabíamos ou tínhamos lido sobre Hamburgo, por isso ficamos agradavelmente surpreendidos com esta cidade viva e vibrante.

Hamburgo é a segunda maior cidade da Alemanha, fica localizada nas margens do Rio Alba, e o seu porto é o segundo maior da Europa. O espírito marítimo vive-se por toda a cidade, desde a sua arquitectura ao som das gaivotas, pelo que sabemos que estamos perto do mar.

Apesar do foco principal da viagem serem os mercados de natal, à medida que fui pesquisando mais sobre a cidade vi as inúmeras coisas que a cidade tem para oferecer, por isso, neste post, vou sugerir-lhes alguns locais por onde passamos em Hamburgo e que gostamos bastante.

• Rathaus

A Câmara Municipal da cidade (Rathaus) fica no coração da cidade. O edifício é lindissimo e domina toda a praça. Como é uma das principais praças da cidade, nesta altura do ano, encontra-se por aqui um enorme mercado de natal.

Quem estiver interessado, é possível fazer visitas guiadas no interior do Rathaus (Preço:4€)

• Lagos Binnenalster e Aussenaslter

Estes dois lagos artificiais são uma zona muito bonita em Hamburgo e é um lugar bastante agradável para passear, principalmente na primavera e no verão, pois nesta altura (Dezembro) estava muito frio.

É possível fazer-se passeios de barco através do Lago Binnenalster.

• Mahnmnal St. Nikolai

Durante a segunda guerra mundial esta igreja foi parcialmente destruída e assim continua. Decidiram mantê-la dessa forma, como um monumento contra a guerra.

É possível subir à sua torre para obter uma vista para a cidade de Hamburgo. Quando lá fomos a torre estava em obras, por isso não conseguimos visitá-la.

• Rua Deichstrasse

A arquitectura dos prédios desta rua é bastante interessante e muito bonita.

Um grande incêndio eclodiu num beco desta rua, em 1842. Devido a esse facto, actualmente vê-se algumas casas do século 18 restauradas.

• Warehouse District

É o maior complexo de armazéns do mundo, conhecido como a “cidade dos armazéns” e é um dos símbolos da cidade de Hamburgo. Desde tapetes a café, passando por equipamentos marítimos, podem ser encontrados neste labirinto de enormes armazéns.

Há inúmeros canais nesta zona, existindo mais de 2500 pontes, sendo uma das cidades europeias que mais pontes possui.

Este bairro é considerado Património da Humanidade pela UNESCO.

É muito agradável fazer um passeio por esta zona.

• Museu Internacional Marítimo

Os aficionados pelo mar vão sentir-se em casa ao visitar este museu. O material exposto no prédio de 10 andares narra a história de 3 mil anos de navegação. É considerado a maior colecção dos tesouros marítimos. (Vou fazer um post mais pormenorizado deste museu).

• O Porto de Hamburgo

Caminhar pela extensão do porto de Hamburgo é um passeio muito aprazível, e se estiver um dia ensolarado torna-se numa caminhada perfeita.

Existem várias áreas onde é possível sentar, para descansar, ou apenas para ficarmos a observar o movimento dos barcos.

Praça Vasco da Gama, em Hamburgo.

• U-Boot Museum

Este museu funciona num submarino espião russo, da época da guerra fria. Possui 90,16 metros de comprimento e é um dos maiores submarinos não nucleares do mundo. (Vou fazer um post mais pormenorizado deste museu/submarino.)

• Rua Reeperbahn

Neste rua encontra-se o Red Ligth District de Hamburgo. Mas o que gostamos mesmo desta zona foi o seu mercado de natal super alternativo. Aqui também podemos beber o delicioso  Glühwein (vinho quente), saborear as comidas típicas, mas o que diferencia mesmo é a sua decoração e os presentes eróticos especiais de natal que aqui encontramos. Bem engraçado e bastante diferente dos mercados de natal que estamos habituados 😉

Numa área fechada, numa extremidade do mercado e apenas acessível a adultos, existe uma tenda onde é possível assistir a shows de striptease.

Nós ficamos completamente rendidos à cidade e recomendamos muito uma visita a Hamburgo. 🙂

Esta entrada foi publicada em Alemanha, Hamburgo com as etiquetas , , . ligação permanente.