U-434: Museu Submarino Russo

Quando soubemos que em Hamburgo era possível visitar o interior de um submarino não quisemos perder essa oportunidade.

O U-434 é um submarino espião russo construído em 1976 e possui mais de 90 metros de comprimento. Sendo um dos maiores submarinos não nucleares do mundo, esteve ao serviço da marinha Russa até Abril de 2002.

Actualmente é possível entrar e visitar este submarino que se encontra em St. Pauli, em Hamburgo, muito próximo ao tradicional mercado de peixe.

Os bilhetes para visitar este museu são adquiridos na loja de souvenirs mesmo em frente ao submarino. Por não sabermos a sua localização exacta (pois não consegui encontrar no gps do tlm), andamos algum tempo à procura do mesmo. Uma coisa tínhamos certeza, tinha que estar dentro de água! Por isso, fomos caminhando sempre perto do mar e finalmente vimos a loja… Mas está um pouco mal sinalizada e pode passar despercebida aos mais distraídos.

Com os bilhetes comprados lá entramos no submarino!

Só estando lá dentro é que temos uma pequena noção do que é viver num espaço tão reduzido!

Os espaços são muito apertados e a grande maioria é ocupada por centenas de tubos, válvulas e torpedos. E, no meio dessa confusão, existem pequenos espaços onde a tripulação dormia, fazia as refeições ou cuidava da sua higiene diária. As condições são muito precárias, mesmo para as tarefas mais básicas…

A tripulação era constituída por 84 militares, divididos em 16 oficiais, 16 suboficiais e até 52 marinheiros. Sinceramente é-me muito difícil imaginar tantas pessoas em espaços tão reduzidos. Devia ser mesmo muito complicado viver tanto tempo nestas condições.

Havia uma cama de beliche para cada três membros da tripulação, pelo que as mesmas estavam constantemente ocupadas. Apenas os oficiais tinham outras regalias e tinham a sua própria cama.

O tempo máximo que o submarino podia estar submerso com a totalidade da tripulação era de aproximadamente três dias. Depois disso, o submarino teria que emergir pelo menos até a profundidade do periscópio para conseguir reabastecer-se de ar.

Para quem sofre de claustrofobia, não é aconselhável visitar um submarino! Eu não gosto de estar muito tempo em espaços pequenos e, no final, já estava a ficar um pouco aflita  por nunca mais ver a saída.

Também devem levar roupas confortáveis, pois a passagem de um compartimento para outro é feita através de pequenas escotilhas.

No interior do submarino não existe muita informação disponível ao visitante. Nós tínhamos um flyer que nos forneceram com a aquisição do bilhete, onde estavam várias especificações técnicas e dessa forma não nos sentimos muito à “nora” durante a visita.

Acho que existe a possibilidade de alugar um áudio-guia, mas só está disponível em alemão e russo…

O site está todo em alemão e tive alguma dificuldade em conseguir várias informações, desde horários a preços…

Morada: St. Pauli Fischmarkt 10, Hamburgo

Horário: Segunda a Sábado 09 às 20 hrs / Domingo 11 às 20 hrs

Preço: Adultos 9€ / Crianças (6-12 anos) 6€

Site: www.u-434.de

Esta entrada foi publicada em Alemanha, Hamburgo com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s