Banhos Termais de Széchenyi – Budapeste

No primeiro dia completo em Budapeste tivemos algum azar com o tempo, pois choveu torrencialmente durante toda a noite e também durante o dia, e até fomos brindados com fortes trovoadas.

Por essa razão tivemos que alterar os planos que tínhamos para esse dia. Durante a manhã ainda conseguimos conhecer um pouco da cidade e na hora de almoço fomos para o Museu do Terror mas, a seguir, começou a chover imenso e não sabíamos o que fazer… Tínhamos ido almoçar ao apartamento que alugamos na esperança de o tempo melhorar mas nem sinal da chuva dar tréguas… Começamos a ver as hipóteses que tínhamos disponíveis e, a maior parte das coisas que queríamos visitar eram ao ar livre! Mas estávamos em Budapeste e não sabíamos se íamos voltar a ter a oportunidade de visitar a cidade, pelo que não era a chuva que nos ia estragar a viagem… Assim, decidimos que íamos passar o resto da tarde nas termas Széchenyi.

E não podíamos ter tomado melhor decisão, pois simplesmente adoramos a experiência! É sem dúvida um dos lugares obrigatórios a visitar numa ida a Budapeste.

As Termas de Széchenyi são o maior complexo deste género na Europa. Inaugurado em 1913 e ampliado em 1927, actualmente conta com 15 piscinas interiores e 3 exteriores.

Piscinas Interiores

Piscinas Exteriores

As termas são abastecidas por fontes termais, de origem vulcânica, com temperaturas entre os 60 e os 76º, e as piscinas mantêm a sua temperatura acima dos 30º, seja verão ou inverno, mesmo ao ar livre.

Nós pouco aproveitamos as piscinas interiores porque estivemos a maior parte do tempo nas piscinas exteriores. E como estava a chover muito quando chegamos, as piscinas exteriores estavam praticamente sem ninguém, o que nos permitiu usufruir o espaço na sua plenitude. E foi, sem dúvida, uma experiência única  sentir a água fria da chuva a cair enquanto relaxávamos numa piscina com a água bem quente.

As piscinas exteriores quando chegamos

Quando adquirimos o bilhete deram-nos uma espécie de pulseira, que nos permitiu aceder ao interior do complexo e às cabines, onde trocamos de roupa.

No interior de complexo existem várias piscinas, serviço de sauna, massagens, bar e restaurante. No exterior existem três piscinas. No centro, a piscina de natação onde só é permitido entrar com touca e cuja água tem uma temperatura de cerca de 26º; existe também uma piscina termal com água a 38º e outra com água entre os 32 e os 34º. Quando lá fomos uma delas estava fechada, para manutenção.

Piscina de Natação

Quando saímos das termas sentiamo-nos tão, mas tão relaxados que mal conseguíamos andar. Era mesmo o que estávamos a precisar depois de vários dias sem qualquer descanso 🙂

Em Budapeste existem outros banhos termais, dos quais se destacam os do Hotel Gellert e os de Rudas, os mais antigos, ambas na outra margem do Danúbio.

Como chegar

A forma mais fácil de chegar a Széchenyi é de metro. Através da histórica linha M1 do metro de Budapeste chega-se lá facilmente, descendo na penúltima estação (Széchenyi Fürdo) ficamos mesmo junto às termas.

Preços

Existem vários preços, para o fim-de-semana, para o dia todo, para apenas metade do dia, com ou sem cabine. Consultem o site das termas para mais pormenores.

Ah, e não se esqueçam de levar chinelos, toalha, touca e, claro, o fato de banho! Eles também tem estes itens para alugar (caso se esqueçam), mas é bem mais higiénico e barato levarmos as nossas próprias coisas 😉

1 thoughts on “Banhos Termais de Széchenyi – Budapeste

  1. Pingback: Itinerário de 2 dias em Budapeste | Diario de Bordo da Gi

Deixa o teu comentário