Castelo de Buda

Hoje vou escrever sobre o lugar que mais gostei em Budapeste, o Castelo de Buda.

Para subir até ao Castelo utilizamos o Funicular, mas pode fazer-se este trajecto a pé, sem qualquer dificuldade. Muito provavelmente vão encontrar uma fila enorme para aceder ao funicular, mas vale a pena esperar um pouco, pois a subida é bem interessante e de bónus temos uma vista linda, para o lado de Peste.

DSCN3785

DSCN3791

O que chamamos de Castelo de Buda (Várhegy) é na verdade o Palácio Real (Királyi-palota) e foi a casa de vários Reis da Hungria. Começou a ser construído em 1308, mas foi sendo remodelado, destruído e reconstruído ao longo dos anos. A versão actual é de 1896, e foi dividida em dois museus; Galeria Nacional Húngara e Museu da História de Budapeste. Neste último podemos encontrar a história da cidade desde a idade média até aos dias actuais, incluindo a história do Castelo de Buda.

DSCN3805

Ao chegarmos lá acima não sabemos se apreciamos o palácio, se a vista para a cidade… Daqui temos uma panorâmica privilegiada para o Rio Danúbio e para o Parlamento.

DSCN3831Budapeste é realmente muito fotogénica, especialmente a vista de Buda para Peste e é praticamente impossível não estarmos sempre a tirar fotografias em especial se o dia estiver tão bonito como estava quando lá fomos.

DSCN3801

DSCN3872

DSCN3894

Ainda no distrito do Castelo encontra-se uma das igrejas mais conhecidas de Budapeste, a Igreja Mathias. Foi construída entre 1255 e 1269, no mesmo local onde uma igreja antiga foi destruída em 1241. Tem este nome em homenagem ao Rei Mathias, que nela se casou duas vezes.

DSCN3907

DSCN3847

A Igreja toda branca por fora contrasta com o seu telhado super colorido, e torna-se um monumento lindissímo.

DSCN3854

Em frente à igreja há um monumento chamado Bastião dos Pescadores, um conjunto de sete torres que homenageiam as sete tribos Magiares que fundaram a Nação Húngara. Esta zona é uma das mais fotografadas da cidade e não é para menos, pois daqui temos umas das vistas mais fantásticas sobre Peste e o Danúbio.

DSCN3876

DSCN3904

DSCN3889

Este lugar é super concorrido, está sempre lotado, mas com um pouco de paciência conseguimos um momento sem ninguém a “estragar” as fotografias.

IMG_0917

DSCN3881

DSCN3891

Existem zonas no Bastião dos Pescadores, onde só é possível aceder se pagarmos e, apesar de não ter ido a essa parte, acredito que a vista não seja muito melhor do que nos outros locais gratuitos do miradouro… Além do mais numa das torres, a mais distante, há um café onde é possível entrar e apreciar as vistas.

Antes de dar por terminada a visita ao Castelo de Buda fiz questão de ir à coffee house mais antiga de Budapeste, o café Ruszwurm, que fica junto à Igreja Mathias. Tinha lido que serviam a melhor apfelstrudel de sempre, por isso, aproveitámos para descansar um pouco e lá fomos nós à procura do café. O lugar é bastante concorrido e quase não conseguimos mesa, mas vale muito a pena… E sim, o apfelstudel é delicioso. Ainda hoje fico com água na boca quando penso nele!!! 🙂

DSCN3910

A entrada para o Castelo e para toda a área externa desde os pátios aos jardins, é gratuita mas, se quisermos visitar os museus ou a Igreja, o pagamento é feito à entrada dos mesmos.

DSCN3917

Por fim, descemos pelo Bastião dos pescadores e apreciamos as casas antigas, as ruas estreitas e as igrejas do bairro do Castelo, até chegarmos junto ao Rio Danúbio e obtermos uma vista super hiper mega lindíssima do Parlamento.

DSCN3922

O lado de Buda foi a parte que mais gostei da cidade não só pela vista para o Rio e o Parlamento, mas também pelo charme da sua arquitectura que a torna mais luminosa e genuína.

Informações: 

Funicular: 07:30 – 22:00 Hrs / Preço: 1200HUF Ida, 1800HUF Ida e Volta

Igreja Mathias: 09:00 às 17 Hrs / Preço: 1500HUF Igreja, 15000HUF Acesso à torre.

Museu da História de Budapeste: 10:00 às 18:00 Hrs Encerra às Segundas / Preço: 2000HUF, 800HUF Licença para Fotografias.

Esta entrada foi publicada em Budapeste, Hungria com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

3 respostas a Castelo de Buda

  1. Pingback: Itinerário de 2 dias em Budapeste | Diario de Bordo da Gi

  2. Parabens pelo blog! boas dicas e imagens convidativas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s