Palácio de Hofburg

Quando comecei a organizar a viagem para Viena foram os palácios que mais despertaram o meu interesse, mas foi a parte de Viena que mais me desiludiu (na minha opinião Portugal tem palácios muito mais interessantes), fiquei tão fascinada pela arquitectura de toda a cidade que estava à espera de mais dos Palácios…à excepção do Palácio de Hofburg.

DSCN3152

O complexo de Hofburg foi por mais de 600 anos residência dos Habsburgo. A realeza austríaca fez história aqui, entre os séculos XIII e XIX. Actualmente o Palácio acolhe a sede da Presidência da República, um centro de conferências internacional, Escola de Equitação Espanhola, Biblioteca Nacional, Museus, entre outras coisas.

Aqui encontra-se o Museu de Sissi, apesar do Sérgio não estar muito inclinado para visitar o museu, arrastei-o e lá fomos conhecer a história da Imperatriz. E acho que no final ele até gostou 😛

DSCN2875

O nosso bilhete, além do museu da Imperatriz permitia visitar a colecção de Prataria Imperial, e os Apartamentos Imperiais. Infelizmente não é permito tirar fotos no interior do museu 😦

A visita começou pela Colecção de Prataria Imperial, que reúne sete mil peças que eram utilizadas pela corte para os serviços de mesa e banquetes imperiais.

DSCN3036

A próxima parte é a mais interessante: Museu de Sissi, aqui podemos ficar a conhecer a fascinante história da Imperatriz.

A Imperatriz casou-se aos 16 anos com o Imperador Francisco José I (Franz Joseph), que era perdidamente apaixonado pela sua esposa. Mas Sissi não se habituou à vida na corte, com as suas rígidas regras, deixando-a infeliz e deprimida. Também não tinha uma boa relação com a sua sogra que não permitia que Sissi se aproximasse muitos dos seus próprios filhos.

Além disso era completamente obcecada com a sua própria beleza e peso. Podemos ver os equipamentos que utilizava exaustivamente para fazer exercícios físicos.

Depois de contrair uma doença nos pulmões, deixou Viena e passou um inverno na ilha da Madeira.

DSCN3050

A partir daí começou a viajar com muita frequência, passando longos períodos longe de casa.

Em 1889 Sissi recebeu a notícia da morte do seu único filho varão, o príncipe Rudolfo. A imperatriz nunca superou a morte do seu filho, facto que contribuiu para agravar ainda mais a sua depressão, a partir daí a Imperatriz passou a vestir-se totalmente de preto.

Em 1898, a Imperatriz teve um fim trágico, sendo assassinada em Genebra.

DSCN2887

O museu está muito bem conseguido, mostrando todos os pormenores da vida de Sissi e como tinhamos um audioguia (está inlcuido no bilhete) que nos dá diversas explicações e informações bem interessantes ficamos a perceber bem a vida fascinante e triste da Imperatriz.

Finalizamos a visita nos apartamentos imperiais, trata-se dos aposentos do Imperador Franz Joseph, assim como, os da Sissi e da sua família.  Vimos os quartos, o escritório, sala de estar, de jantar…

Sem dúvida, uma visita obrigatória numa ida a Viena 🙂

Morada: Hofburg – Michaelerkupper, A

Preço: 12,90€ – No bilhete está incluído o audioguia.

Horário: 09:00 às 17:30 Hrs(Bilheteira encerra às 16:30)

Esta entrada foi publicada em Áustria, Viena com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Palácio de Hofburg

  1. Pingback: Viena: Itinerário de dois dias | Diario de Bordo da Gi

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s