Souks

Afinal o que são os Souks? Os souks são o termo que se utiliza para os mercados das cidades árabes.

DSCN8404Nos souks de Marraquexe encontra-se de tudo à venda, e é um verdadeiro paraíso para quem é viciado em compras… Mas para comprar é imprescindível regatear o preço, e para isso é preciso uma dose extra de paciência, mas podemos conseguir até metade do preço que inicialmente nos pediram… Pode tornar-se numa experiência stressante, mas é muito compensador e engraçado quando conseguimos o preço que queremos! Apesar de acharmos que fizemos o negócio da china, que compramos algo por uma verdadeira pechincha, os marroquinos nunca ficam a perder, se nos venderam por determinada quantia é porque ficaram a  ganhar SEMPRE algum!

IMG_0998

Comprar nos Souks pode ser uma experiência bem divertida 🙂

Muitas vezes fizemos propostas bem baixas, eles chamavam-nos berberes e nem consideram fazer negócio connosco 🙂

DSCN8790

Eles estão organizados segundo o produto, existe o souk das peles, o souk de tecidos, o souks de jóias, o souk de artesanato, o souk de especiarias… Souks para tudo e mais alguma coisa! 🙂

DSCN8794

IMG_1928

Os Souks de Marrequexe são enormes, ruas que nunca mais terminam, com milhares de lojas com uma imensidão de produtos, são tão grandes que até chega a aborrecer…

As ruas estreitas dos Souks são autênticos labirintos e parecem todas iguais, por isso é normal perdermo-nos por lá… O que não é normal é não nos perdermo-nos 😉

DSCN8393Há quem contrate um guia, para explorar os souks. Nós (forretas de primeira) não o fizemos e fomos à aventura!

Num dos dias que andávamos a explorar os souks fomos abordados por um marroquino, que disse que tinha um amigo, que nos podia levar a um local onde trabalhavam as peles dos animais. Quando demos por nós estávamos atrás desse marroquino, num lugar cada vez mais distante do centro e praticamente não se via turistas nessa zona… Comecei a temer pelos meus rins, então decidimos que era melhor voltarmos para trás, mas não fazíamos a menor ideia de onde estávamos… O que nos safou foi uma aplicação no telemóvel (CityMaps2Go) onde vimos onde estávamos e como sair dalí….

IMG_0996

Apesar dos souks serem locais pedonais há que ter atenção, pois é normal  circularem por lá bicicletas, motorizadas ou mesmo carroças com burros.
DSCN8396

DSCN8381

Apesar do assédio constante dos vendedores, para comprarmos os artigos deles, apesar da confusão que ali se vive, é uma aventura que não se pode perder numa viagem por Marraquexe.

DSCN8080

DSCN8401IMG_1948

A mistura de cores, de sabores, de aromas, estimulam todos os sentidos e se quisermos viver verdadeiramente a cidade, temos que percorrer as ruas labirínticas dos souks, pois é sem dúvida, a alma da cidade.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Marraquexe, Marrocos com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Souks

  1. Pingback: Itinerário em Marraquexe | Diario de Bordo da Gi

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s