Marraquexe: Praça Jemma El-Fna

Depois de sairmos Ouarzazate seguimos em direção a Marraquexe, e foi a última paragem desta fantástica viagem. Ficamos na cidade dois dias e meio, e foram mais do que suficientes para conhecer este frenético lugar.

Não podia começar a escrever sobre Marraquexe sem começar pela Praça Jemma El-Fna, pois é um dos maiores atractivos de cidade.

Tivemos três noites na cidade, e todas elas terminaram nesta praça, é impossível resistir a esta vibrante e mágica praça.

A Jemma El-Fna durante o dia não passa de uma simples praça, onde se pode encontrar muitíssimos vendedores de sumos de laranja (E não podem sair de Marrocos sem experimentar um sumo de laranja, são os melhores que já bebi), encantadores de serpentes, domadores de macacos, espectáculos com músicos, dançarinos…

Mas se querem fotografar estes espectáculos de rua vão ter que pagar, eles não deixam escapar nada, e mal tiram a primeira foto vem atrás de nós para pagarmos…

Mas é à noite que a magia acontece!

O sol vai descendo e começa a sentir-se a agitação na praça. Quem visita a Jemma El-Fna durante o dia e depois volta à noite, fica com a sensação que não é o mesmo local, pois muda completamente, ganha uma nova vida. Fica cheia de vida, cores, cheiros…

Um dos melhores locais para assistir à transformação da praça é num dos restaurantes junto à praça, que tenham terraço, pois vamos estar num ponto mais alto e assim conseguimos ver as alterações que a praça sofre do dia para a noite.

O primeiro que fomos foi ao Café Glacier, e tem uma vista incrível sobre a praça.

Entramos no restaurante e seguimos directamente para uma escada ao fundo do restaurante, que dá acesso ao terraço.

Tentamos chegar o mais cedo possível, ainda falta algum tempo para o por do sol, mas mesmo assim não conseguimos arranjar uma das melhores mesas, com uma vista melhor…

E para termos acesso ao terraço temos que obrigatoriamente consumir, pedi uma água e paguei 20 dirham (cerca de 1,90€), quase o preço de uma refeição completa em Marraquexe :/

Passado um bocado começaram a ficar livres algumas mesas e conseguimos arranjar uma mesa melhor. Mas o Café Glacier é disputadíssimo, por isso é imprescindível que se chegue bem cedo.

Este local é um verdadeiro paraíso para os amantes de fotografia, daqui de cima consegue-se assistir à transformação incrível que esta praça passa.

À medida que vai anoitecendo, as pessoas começam a chegar, e a animação começa a aumentar, a música e o barulho tornam este lugar ainda mais mágico.

Num instante as bancas começam a ser montadas, para servir comida, é sem dúvida um espectáculo imperdível.

A noite cai e as luzes das barracas de comida começam a acender-se, o fumo começar a soltar-se no ar e o cheiro das especiarias e temperos entranha-se nos nossos narizes.

E ficamos no terraço tempos infinitos a observar a confusão da praça e a fotografar toda aquela magia.

No dia seguinte fomos ao Café de France, para assistir mais um vez, ao por do sol da praça.

Café de France

Assim que entramos subimos directamente para o terraço, e aqui conseguimos mesa facilmente.

Café de France (2)

Enquanto saboreava um delicioso sumo de laranja apreciava um fantástico por do sol.
Café de France (3)

A vista não é tão boa como no Café Glacier, pois lá temos uma vista total sobre a praça, enquanto aqui só temos vista para uma parte da praça.

Café de France (4)

E aqui ficamos, mais um vez, até ao anoitecer, a assistir a toda a agitação e animação que se passava na praça.

Esta entrada foi publicada em Marraquexe, Marrocos com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Marraquexe: Praça Jemma El-Fna

1. Pingback: Itinerário em Marraquexe | Diario de Bordo da Gi

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )