Gargantas do Dadès e Todra

No dia anterior como tínhamos chegado durante a noite, nem conseguimos nos aperceber da paisagem à nossa volta… A pouca distância do nosso hotel encontra-se um dos locais mais conhecidos de Marrocos, as Gargantas do Dadès, que se caracterizam pela sua estrada em ziguezague, com curvas e contracurvas bem acentuadas e vertiginosas.

DSCN7196DSCN7197DSCN7195

Depois de algumas fotos da praxe seguimos em direcção às gargantas mais conhecidas de Marrocos, as Gargantas do Todra, ou Todra du Gorge.

Mas pelo caminho fomos passando por locais com paisagens deslumbrantes…

DSCN7207

Por pequenos vilarejos, no meio do nada…

DSCN7222DSCN7219DSCN7221

E por Oásis…

DSCN7226DSCN7236 DSCN7230Paisagens lindíssimas, de tirar o fôlego…

Finalmente chegamos às gargantas do Todra, o nosso motorista deixou-nos à entrada das gargantas e percorremos todo o caminho a pé…

DSCN7245Nas gargantas do Todra são atravessadas pelo rio como o mesmo nome. Esse rio nasce nas montanhas do Atlas e termina no deserto do Sahara.

DSCN7257Durante séculos a água do rio Todra “esburacou” uma estreita passagem, entre escarpas bastante íngremes, que chegam a ter 300 metros de altura.DSCN7274

Estas íngremes encostas atraem praticantes de escalada de toda a parte. Nós encontramos uns quantos, na nossa curta passagem por lá…

DSCN7254DSCN7261

Ao “entrar” nas gargantas senti-me esmagada com a dimensão daquelas escarpas. O caminho que percorre as gargantas é estreito e ladeado por encostas imponentes.

É impossível não nos sentimos engolidos por este fenómeno da natureza.

DSCN7266IMG_6588Os últimos metros da garganta são os mais estreitos e também uma das partes mais espectaculares da caminhada.

IMG_6619Como é uma zona muito turistica, todos os dias chegam autocarros turísticos para conhecer as famosas Gargantas. Felizmente à hora que fomos não havia praticamente turistas nenhuns (apenas 2 ou 3 jipes), o que nos permitiu deliciar-nos em paz da paisagem que nos envolvia.

DSCN7284IMG_6606E daqui partimos para um dos momentos altos da viagem…O deserto do Sahara 😀

Esta entrada foi publicada em Gargantas de Dades, Gargantas do Todra, Marrocos com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s