Riad Jakoura – Marraquexe

Uma das opções mais económicas na estadia em Marrocos são os Riads. Os riads são antigas casas de famílias marroquinas situadas na Medina (cidade velha), que foram transformadas em casa de hóspedes. Os Riads são geralmente acolhedores, pequenos e possuem poucos quartos.

E essa foi a nossa grande dificuldade… Apesar de a escolha em Marraquexe ser muito grande, como éramos 6 (Além da Sandra e do Ricardo, juntaram-se à festa a Marta e o Francisco), tínhamos que reservar 3 quartos, e como os riads tem poucos quartos transformou-se num problema… Alguns riads eram perfeitos, mas já não tinham 3 quartos disponíveis, outros excediam o orçamento que queriamos gastar, outros pareciam muito mauzinhos… Depois de muita procura chegamos ao Riad Jakoura.

DSCN6883

Como era para passar apenas uma noite, pois no dia seguinte íamos sair bem cedo, achamos que este Riad era perfeito!

O hotel parecia simpático e acolhedor, mas o que mais me atraiu foi mesmo o preço, pagamos cerca de 25€/Quarto com WC privativo e pequeno-almoço.

DSCN6892

Os quartos eram muito espaçosos e com uma decoração tipicamente marroquina. Não havia luxos e a cama não era muito confortável, e confesso que tive alguém receio de o ar condicionado cair em cima da nossa cabeça, pois não parecia muito seguro…

DSCN6887

Mas o dono do Riad foi super atencioso connosco. O pequeno-almoço só era servido às 8 da manhã, mas a essa hora  já tínhamos que estar a sair do hotel, por isso ele preparou tudo mais cedo.

DSCN6893

DSCN6953

Durante a primeira noite foi quando tive o primeiro contacto com a chamada para a oração muçulmana. Eram 5 da manhã, quando comecei a ouvir a oração, no inicio fiquei um pouco atarantada a tentar perceber que som era aquele… Pois o som era tão intenso que como o Sérgio dizia, parecia que tínhamos um muçulmano aos pés da nossa cama, a fazer o chamamento.

Depois de ter passado o susto inicial, esta é sem dúvida uma das experiências mais místicas que podemos ter durante a nossa estadia. Ninguém consegue ficar indiferente à chamada para a oração, até mesmo as pessoas que não são religiosas.

Para terem noção do que estou a falar, deixo-lhes um vídeo que fiz na praça Jemma El-Fna, durante uma chamada para a oração.

Imaginem ser acordados com este som, no silêncio da madrugada… Sem dúvida, mais uma experiência inesquecível 🙂

Esta entrada foi publicada em Marraquexe, Marrocos com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s