Berlim: Alexanderplatz & Ilha dos Museus

Depois de termos visitado o muro de Berlim terminamos a nossa manhã na praça Alexanderplatz.

Durante a II Guerra Mundial esta praça foi totalmente bombardeada, mais tarde ergueu-se e tornou-se numa das praças mais conhecidas e movimentadas de Berlim.

Uma das principais atracções desta praça é a TV Tower (Berliner Fernsehturm), esta estrutura acompanhou-nos durante quase toda a nossa viagem por Berlim, não fosse ela um dos edifícios mais alto da Europa, com os seus 368 metros!

Podemos aceder ao topo deste ícone de Berlim e obter uma vista panorâmica de toda a cidade. Existe também um restaurante giratório, poucos metros acima da plataforma de visita. Nós acabamos por não subir, pois era algo que não nos atraia muito fazer…

IMG_5128Só temos noção do tamanho desta torre quando estamos mesmo junto a ela, sentimo-nos uma autenticas formigas junto daquele enorme edifício!

Obviamente que esta importante praça tinha que ter também um mercado de natal, que é caracterizado pela sua roda gigante.

Neste mercado de natal existe uma pista de gelo onde é possível fazer patinagem.

Visitar um mercado de natal durante o dia não tem o mesmo encanto que à noite, as luzes, a multidão, a alegria, o cheiro a salsichas acabadas de fazer e até mesmo o frio gelado, torna tudo muito mais especial.

Aqui nesta praça também podemos encontrar a Igreja S. Maria (Marienkirche) e a Câmara Municipal de Berlim (Rotes Rathaus).

Igreja de S. Maria

Câmara Municipal de Berlim

Outra das grandes atracções da Alexanderplatz é o Weltzeituhr, o relógio-mundial.

Este enorme relógio mostra as horas de vários locais do mundo!

DSCN5216Junto ao relógio existia outro mercado de natal 🙂

Depois de muito andarmos a fome começou a apertar… Mas estávamos no meio de uma das praças mais movimentadas da cidade, e nós não gostamos de ir a restaurantes nestas zonas, porque normalmente são caros e não somos muito bem servidos… Fomos até a um centro comercial que ali se encontrava mas nada nos chamava a atenção, pois queríamos ir a algum sítio onde pudéssemos comer tranquilamente, sentados e quentinhos, de preferência. Até que tivemos a revelação da viagem, no meio de Alexanderplatz encontramos um restaurante italiano que servia comida deliciosa e com preços acessíveis.

Gostávamos tanto que fizemos questão de voltar no dia seguinte, para jantar 🙂 (Este restaurante vai merecer um post à parte)

Depois de alimentados seguimos caminho até à ilha dos Museus.

Não chegamos a ir a nenhum museu, pois não era esse o objectivo principal desta viagem. Ainda assim, coloquei no itinerário o Pergamonmuseum, caso tivesse muito mau tempo e não conseguíssemos visitar o que queríamos no exterior, assim teríamos um plano B…

Felizmente tivemos sorte e apanhamos bom tempo, na maior parte dos dias, e não chegamos a recorrer ao plano B 🙂

Na ilha dos museus encontra-se a belíssima Catedral de Berlim (Berliner Dom).

Esta catedral sofreu muitos danos durante a segunda guerra mundial, parte da cúpula foi atingida e caiu ao chão. Em 1975 começaram os trabalhos de reconstrução.

A sua majestosa e gigante cúpula é visível em diversas partes da cidade.

Já fora da ilha dos museus fomos direitos para a praça Bebelplatz. Esta praça foi palco de uma famosa queima de livros por parte dos nazis, livros esses que eles consideravam inapropriados…

Em forma de homenagem foi construído nesta praça um memorial bem discreto, mas com muito significado… No chão encontra-se uma placa de vidro, onde se pode ver uma sala com estantes de livros vazios…DSCN5292Simbolizando a destruição dos livros e do conhecimento, a que esta praça assistiu.

Pode passar despercebido aos mais distraídos, eu quase não dava por ele, mas vi algumas pessoas a olharem para o chão, calculei que fosse lá o sítio do memorial….

Esta entrada foi publicada em Alemanha, Berlim com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )