Parlamento Alemão

O 2º dia em Berlim começou pela visita ao Parlamento Alemão, também conhecido como Bundestag ou Reichstag.

DSCN4770

A entrada no interior do Parlamento é gratuita, mas é necessário agendar a visita antecipadamente.

A reserva da visita é efectuada através deste site. O processo é bastante simples, assim que entramos no site, do lado esquerdo clicamos em “Online Registration”, daqui carregamos na opção que desejamos, eu escolhi a terceira, “Visit to the dome”. Depois temos que colocar o número de visitantes, de seguida vai aparecer um quadro onde temos que colocar as letras e/ou números de segurança. Depois deste passo, podemos escolher o dia e o horário da visita (é possível escolher até três horários diferentes). De seguida temos que colocar os nossos dados pessoais.

Quando terminamos todos estes passas recebemos um mail a confirmar o registo, mas só 2 dias depois é que recebi o mail com a confirmação da visita (o mail de confirmação pode ser enviado até duas semanas, depois de termos feito o registo, vai depender do dia que pretendemos fazer a visita, por isso convém marcamos com alguma antecedência para garantirmos a visita no dia que desejamos) Depois é só imprimir o documento e apresenta-lo aquando da visita.

DSCN4774

A nossa visita estava agendada para as 9:30 hrs. Saímos cedo do hotel e tínhamos tempo mais do suficiente para chegar a horas ao Parlamento, se não acontecessem percalços… Apanhamos o metro e depois de duas paragens, anunciam qualquer coisa em alemão, e obviamente não percebemos nada, mas reparamos que quase toda a gente saiu da carruagem. Ficamos sem saber o que fazer, mas deixamo-nos ficar… Quando o metro recomeçou a andar percebemos que estávamos a voltar para trás, de onde tínhamos vindo… A estação estava em obras… Tivemos que ver outra opção para lá chegar. Depois de uma volta enorme, chegamos ao Parlamento, mas com 15 minutos de atraso… Mas já que lá estávamos, não tínhamos nada a perder, íamos tentar entrar…

DSCN4771

A entrada é feita através de uns contentores que se encontram do lado direito do edifício. Explicamos a situação e não houve qualquer problema, apresentamos os nossos documentos e depois de termos passado por uma apertada segurança, entramos no Parlamento 🙂

DSCN4748

Subimos de elevador até ao terraço, e lá é possível obtermos um auto guia gratuito, e a parte melhor é que há disponível em português (de Portugal) 😉

DSCN4733

Assim que entramos no interior da cúpula de vidro é quase impossível não soltarmos um “Uau”, devido a esta impressionante estrutura.

Do interior da cúpula temos uma vista privilegiada de Berlim.

IMG_4768

O audio-guia é automático durante toda a visita. Conforme vamos subindo a rampa da cúpula o audio-guia vai-nos dando explicações sobre diversos edifícios ou locais que conseguimos ver através da cúpula da vidro (Uns mais visíveis do que outros), como o Portão de Brandenburg, a praça Potsdamer, o Memorial do Holocausto, a TV Tower, entre outros…

DSCN4719

Além de narrar diversos factos históricos sobre a cidade.

IMG_4742

O edifício de Reichstag é associado a importantes momentos da história da Alemanha. Em 1933 foi parcialmente destruído por um incêndio, sob circunstâncias misteriosas, que nunca foram esclarecidas. Devido a esse incêndio os nazis acusaram os comunistas de conspiração contra o governo alemão, e assim, Adolf Hitler, convenceu os políticos a lhe darem o poder de perseguir os oponentes.

DSCN4720

O que sobrou do incêndio foi destruído em bombardeamentos, durante a segunda guerra mundial.

DSCN4736

A restauração completa é recente, só ficou concluída em 1999. O projecto é do arquitecto britânico Lord Norman Foster, que adicionou uma cúpula de vidro com 23 metros de altura, sobre a sala do plenário, onde os deputados se encontram actualmente. Além de ser uma construção impressionante, a estrutura é totalmente sustentável.

DSCN4724

A cúpula é toda revestida de vidro, possui espelhos em seu interior que reflectem a luz solar, o que proporciona iluminação natural ao plenário.

DSCN4744

A visita guiada dura aproximadamente 30 minutos, mas nós demoramos bem mais lá dentro, quase 1 hora, ora a apreciar todos os detalhes, ou a vista ou simplesmente a tirar fotografias 🙂

DSCN4741

Topo da cúpula

É sem dúvida, uma visita obrigatória, numa passagem por Berlim!

DSCN4778

Estação de metro mais próxima: U/Bahn Bundestag (Linha Branderburguer Tor).

Esta entrada foi publicada em Alemanha, Berlim com as etiquetas , , . ligação permanente.

Uma resposta a Parlamento Alemão

  1. Pingback: Berlim – 2º Dia | Diario de Bordo da Gi

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s