Berlim – 2º Dia

Depois de termos visitado o Parlamento Alemão, a nossa próxima paragem foi no Portão de Brandenburgo, que fica bem próximo do Reichstag.

DSCN4782

Este imponente portão foi erguido entre 1789 e 1791 e simbolizou a divisão durante a guerra fria, e ao mesmo tempo a reunificação, com a queda do muro, em 1989.

DSCN4791-2

Como era época de Natal, em frente ao portão encontrava-se uma enorme árvore de natal, que fez as delícias dos miúdos e graúdos 🙂

DSCN4802

DSCN4784

Depois de uma breve caminhada, encontramos o Monumento do Holocausto.

DSCN4813

Foram precisos 17 anos de discussão, planeamento e construção, mas no dia 10 de Maio de 2005 foi oficialmente inaugurado o Memorial dos judeus mortos na Europa.

DSCN4826

São mais de 2700 blocos de cimentos, de diferentes alturas, e simbolizam os seis milhões de vítimas do Holocausto.

IMG_4854

Este espaço é completamente labiríntico. O silêncio e o respeito imperam neste local.

IMG_4851 Continuamos a nossa caminhada e fomos parar a Potsdamer Platz.

DSCN4832

Esta zona foi completamente devastada durante a II Guerra Mundial, e posteriormente foi atravessada pelo muro.

E ainda são visíveis alguns pedaços do muro, mesmo junto à estação de metro da Potsdamer Platz.

DSCN4835 DSCN4840

Depois da queda do muro esta zona voltou a erguer-se, tornando-se o símbolo da modernidade de Berlim.

É uma praça com prédios bastante modernos é um dos locais mais movimentados de Berlim. Nesta praça também se encontra o Sony Center, que é um complexo com restaurantes, cinemas, lojas, escritórios…

DSCN4869O Sony Center tem uma cúpula, que de noite, fica iluminada e torna-se espectacular.

DSCN4866

Obviamente que uma praça tão movimentada e conhecida tinha que ter um mercado de natal 🙂

DSCN4854

No meio de prédios modernos com diversos andares encontramos o mercadinho de natal. Aqui o moderno e o tradicional estão em perfeita harmonia.

IMG_4874

Apesar de ser um mercado bem pequeno, torna-se bastante interessante devido mesmo a esse facto. Ali estão as barraquinhas de madeira bem tradicionais e por detrás prédios bem modernos.

DSCN4845

DSCN4862

Além das típicas barraquinhas com comida e decorações de Natal, aqui também podemos encontrar uma pista de neve artificial, onde é possível descer com uma bóia.

DSCN4846Eu e o Sérgio ainda ficamos tentados em descer a pista, mas depois ficamos a observar um bocado e reparamos que só estavam a andar crianças… Mudamos de ideias e acabamos por não ir, mas parecia tão divertido… 😛

IMG_4878

Comemos qualquer coisa rápida e como ainda tínhamos muita coisa para fazer neste dia, em vez de seguirmos a pé decidimos apanhar o metro até ao Checkpoint Charlie.

DSCN4880

O Checkpoint Charlie era um dos pontos que as pessoas com autorização, podiam passar de um lado para o outro da cidade, quando Berlim estava dividida com o muro.

IMG_4899

Este local é extremamente turístico, aqui estão alguns soldados onde podemos tirar fotos com eles ou mesmo carimbar o nosso passaporte com os antigos carimbos dos postos de fronteira que eram utilizados quando passavam para o outro lado do muro. Mas claro, que tudo isto tem que ser pago… Ainda perguntei o preço e achei caro, por isso, apenas tirei umas fotos (não com os soldados :P) e seguimos caminho.

O principal objectivo desta viagem era ir aos mercados de Natal e viver o espírito natalício, por isso não inclui no roteiro museus, por duas razões, primeira porque nos ocupam muito tempo e segunda porque normalmente os museus na Europa não tem um preço acessível…

Ainda assim inclui diversas opções culturais (O Sérgio matava-me se levássemos o dia em mercados de Natal :P), uma delas foi a Topografia do Terror, ainda por cima a entrada é gratuita! 😉

DSCN4885A Topografia do Terror fica a uma curta caminhada do Checkpoint Charlie. À entrada encontramos uns quantos metros do muro…

DSCN4920

Este museu foi construído no mesmo local onde funcionava a Gestapo, a polícia política.

IMG_4916

Aqui, através de fotos e documentos, é possível ver as acções de perseguição aos judeus que culminaram com a exterminação em massa…

DSCN4895 DSCN4905 DSCN4907

São muitas as fotografias que mostram as atrocidades que os judeus foram sujeitos, algumas das imagens são bem fortes e chocantes… As fotos são acompanhadas com textos com diversa informação (em inglês e alemão).

Além dos textos e fotos existem também gravações audio, assim como computadores onde podemos visualizar vários documentos.

DSCN4900

DSCN4906Este espaço está muito bem organizado, por ordem cronológica. É uma exposição bastante enriquecedora, onde podemos aprender mais um pouco do que se passou naquele período negro da história…

DSCN4908

Algo que me impressionou durante a minha viagem por Berlim, foi o facto de o povo alemão não esconder nada do que se passou, muito pelo contrário, fazem questão de mostrar tudo, como neste museu… Acho que essa atitude deve ser enaltecida, podiam perfeitamente tentar que caísse no esquecimento, mas não… Desta forma mostram às gerações actuais e futuras tudo o que se passou, durante aquela altura triste da história, assim os crimes efectuados nunca vão cair no esquecimento.

DSCN4922

À saída da topografia do Terror encontramos vários Trabis, era o carro fabricado na antiga Alemanha Oriental. O Sérgio que é doido por carros, delirou quando viu estas relíquias…

DSCN4923

Estes Trabis fazem passeios turísticos, passado nos principais pontos turísticos da cidade. O melhor de tudo, é que somos nós próprios que conduzimos o carro.

Claro que não vamos à nossa vontade, vai um carro à frente com o guia 😉

Mas achamos o passeio um pouco dispendioso, era 40€ por pessoa, com uma duração de uma hora. Ainda insisti com o Sérgio para irmos, já que ele adora carros antigos, e era uma oportunidade única… Mas além de ser caro, juntou-se o facto de estar a começar a anoitecer e de estar um frio de rachar (obviamente que estes carros não tem aquecimento).

Por isso ficou combinado um regresso a Berlim, durante o verão, para fazermos este passeio 😀

IMG_4934DSCN4930

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Alemanha, Berlim com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s