Bruxelas

No último dia na Bélgica, antes de irmos para o aeroporto, fizemos uma paragem em Bruxelas. Apesar de Bruxelas não ser uma prioridade para nós, nesta viagem, não podíamos sair do país sem conhecer, nem que fosse um bocadinho, a capital da Bélgica.

Saímos na estação Brussel-Centraal, e a partir desta estação conseguimos aceder facilmente a pé à maior parte dos monumentos, pelo menos os mais conhecidos. Para não andarmos com as malas atrás, decidimos deixá-las nos cacifos disponíveis na estação de comboios.

O primeiro impacto com esta capital europeia não foi das melhores, e a nossa opinião não mudou, durante a nossa curta visita a Bruxelas. Achamos uma cidade suja, que tresandava a xixi. :/

Mas, esquecemo-nos momentaneamente desse pormenor, quando entramos na Royal Galleries of Saint-Hubert.

Bruxelas (4)

Bruxelas (6)

Aqui dentro encontramos várias lojas requintadas, especialmente de chocolate.

Bruxelas (12)Bruxelas (9)Depois de me ter babado diante da montra da loja de chocolates Neuhaus, e apesar dos preços demasiado altos para o meu bolso, não consegui resistir e tive que entrar. Já tinha contado a inesquecível experiência que tive dentro desta loja, aqui.

Bruxelas (11)Bruxelas (10)Bruxelas (7)Bruxelas (8)

De seguida fomos para o Grand Place, que é o centro geográfico, histórico e comercial de Bruxelas.

Bruxelas (14) Bruxelas (15)

Bruxelas (17)

Esta movimentada praça mantêm-se o centro cívico da cidade, passados séculos da sua criação, é o melhor exemplo de arquitectura belga do século XVII.

Bruxelas (18)Bruxelas (16)Bruxelas (19)Entre os anos 1444 e 1480 foi construída a Câmara municipal de Bruxelas, o Hôtel de Ville. Em 1695, dois dias de intensos bombardeamentos franceses destruíram tudo excepto a Câmara municipal e algumas fachadas de outros edifícios.

Bruxelas (13)

Victor Hugo, autor de “Os Miseráveis”, terá dito que esta praça era a mais bela do mundo.

Apesar de ter achado a arquitectura dos prédios impressionante, não consigo concordar com Victor Hugo. Talvez porque a praça estava bastante cheia, talvez porque toda a cidade tresandava, talvez porque grande parte das fachadas dos prédios estavam em obras, não consigo partilhar da mesma opinião, não acho esta praça a mais bonita que já vi!

Bruxelas (21)Bruxelas (22)

Uma das partes desta praça estava toda em obras, mas achei engraçado o facto de os andaimes não estarem visíveis, para disfarçar o aspecto de obra, colocaram um grande painel com a fotografia das fachadas dos prédios que estavam a ser restaurados.

Bruxelas (20)

De seguida fomos em direcção ao símbolo da cidade, o Manneken Pis Fointain.

As ruas entre o Grand Place até à estátua do menino que mija, estão repletas de lojas com souvenirs, waffles, chocolates…Só mesmo o cheiro dos waffles para enganar o cheiro a xixi 🙂

BruxelasA estátua do menino que urina é bem pequena, e na altura que fui estava rodeada de turistas, e foi quase impossível conseguir tirar uma fotografia.

O Manneken Pis Fointain representa o espírito independente dos belgas.A actual estátua é uma réplica, uma vez que a original foi roubada em 1960, e depois de ter sido recuperada, decidiram colocar a original no Museu de la Ville, em Bruxelas.

Depois da foto da praxe seguimos em direcção ao Palais Royal.

Bruxelas (24)

Este é o Palácio oficial do Rei Belga, em Bruxelas.

Bruxelas (3)

Apesar de não ser utilizada como residência pelo Rei e a sua família, é aqui que o Rei Filipe realiza as suas prerrogativas como chefe de estado.

Bruxelas (2)

Depois de visto e fotografado o palácio por fora, fomos almoçar algo muito rápido, e voltamos para a estação de comboios, e dirigimos-nos para o aeroporto, dando assim terminada a nossa aventura pela Bélgica 🙂

Esta entrada foi publicada em Bélgica, Bruxelas com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s