Brugge: Markt, Burg e os seus canais

Quando acordei nem queria acreditar que estava em Brugge, nem o tempo cinzento que estava lá fora fizeram-me desanimar.

Esta cidade é conhecida como a Veneza do Norte, devido aos inúmeros canais que a cercam. Desde o ano 2000 que é Património da Humanidade pela UNESCO, devido à preservação das estruturas arquitectónicas medievais existentes na cidade.

Seguimos em direcção a uma das praças principais, a Markt. Apesar de ficar a uma curta distância do hotel, demoramos muito mais do que o previsto a chegar à praça, porque as paragens são constantes, pois a cada metro aparece algo que desperta o nosso olhar, ou algum edifício, ora algum canal…

DSCN1908

E Brugge é assim, não tem nenhum monumento de visitação obrigatória, pois a principal atracção é toda a cidade em si! 🙂

Ao chegar à praça Markt o nosso olhar vai directo para a torre, Belfort. Esta torre ergue-se a 83 metros do solo. Construído entre os séculos XII e XV  é o ex-libris de Brugge.

É uma majestosa praça, cercado por edifícios sumptuosos e com inúmeras carruagens de cavalos que estão sempre a transportar os turistas.

No centro desta praça encontra-se uma estátua de Pieter de Coninck e Jan Breydel, membros de uma guilda que liderou uma rebelião contra os franceses, em 1302.

Inicialmente pensamos subir a torre logo de manhã, mas como o dia estava tão cinzento e a vista lá de cima não iria ser grande coisa com o tempo assim, decidimos esperar pela tarde, para ver se o tempo melhorava…

DSCN2410

Por isso seguimos caminho pela rua Breidelstraat, esta rua liga as duas principais praças da cidade.

Esta rua está repleta de lojinhas que vendem chocolates, waffles e, também, uma loja só com decorações de Natal (adoro o Natal), e claro que me perdi lá dentro a apreciar todas aquelas decorações 🙂

DSCN2026 DSCN2016 P1230632 P1230709 DSCN2388

Foi na La Belgique Gourmande que perdi a cabeça pela primeira vez, e comprei um saquinho com chocolates belgas 😀

P1230713

Apesar de ser uma rua pequena foi difícil chegar à outra praça, devido a tanta tentação 🙂

DSCN2377

O prédio mais alto desta praça, é o Stadhuis, construído no século 14, no auge de Brugge, actualmente é a Câmara Municipal.

DSCN1990

DSCN1983

Mas o que mais me impressionou, nesta praça, foi a Basílica of the Holy Blood, que se encontra do lado direito da Câmara. Pode até passar despercebida, pois fica num canto e é um edifício pequeno. Mas a sua fachada é impressionante, e o interior também é igualmente bonito.

DSCN1996 DSCN2000

Dentro desta basílica existe uma relíquia, o sangue de Cristo. Quando entramos na igreja estavam a anunciar que ia haver uma demonstração com o sangue de Cristo, aguardamos um bocado, e muito resumidamente, a demonstração consistia em ver o suposto sangue de Cristo, que se encontra dentro de um cilindro de vidro e contribuir com algum donativo.

DSCN2015

Todas as pessoas fizeram fila para ver aquela relíquia, mas nós decidimos sair da igreja… Assim que chegamos lá fora, estava a chover… Por isso decidimos enfiar-nos por uma ruazinha escondida, mesmo ao lado da igreja, onde haviam mais lojas de chocolates… 🙂

Mas a chuva durou pouco, seguimos em direcção à rua Groenerei, que é cercada por um canal.

DSCN2375DSCN2044-2DSCN2040Foi uma das minhas ruas preferidas, o canal rodeado por casas com aspecto medieval e várias pontes, tornam este percurso mágico 🙂DSCN2043DSCN2057DSCN2063 DSCN2052

De seguida fomos para a rua Rozenhoedkaai, este é um dos locais mais fotografados de Brugge, e percebe-se porquê…

DSCN1963DSCN2361

Este local tem a capacidade de nos fazer ficar sem palavras de tão perfeito que é 🙂

DSCN2370As casas com arquitectura medieval, muito bem conservadas, as diversas pontes, o canal junto às casas, as flores junto ao caís, tornam todo este cenário espectacular, parece saído de um conto de fadas 🙂

DSCN2455DSCN2373DSCN2454Antes de continuarmos demos uma escapadinha pela rua Wollestraat, outra rua recheada de lojas de chocolates e também a 2BE beer Wall, uma cervejaria onde tem uma parede cheia de cervejas belgas.

P1230622

DSCN1921DSCN1931IMG_3976DSCN1935

Continuamos sempre junto ao canal até chegarmos à belíssima Igreja de Nossa Senhora (Onze Lieve Vrouwekerk).DSCN2109 DSCN2347DSCN2345DSCN2153

A torre desta igreja tem 122 metros e é bastante imponente. Apesar de não termos entrado ficamos bastante impressionados com o seu exterior.

DSCN2129

Ao final da tarde, como o tempo já estava melhor, decidimos voltar à praça Markt, com a intenção de subir os 366 degraus do Belfort e deslumbrar as vistas de lá de cima.

DSCN2414

Tinha visto que o acesso à torre fechava às 17 horas, mas esqueci-me de ver um pormenor muito importante… É que a bilheteira fechava as 16:15, e nós chegamos lá às 16:20… 😦

Como não conseguimos subir a Belfort, aproveitamos o bom tempo para tirar algumas fotografias à praça.

P1230679 DSCN2413DSCN2419DSCN2434DSCN2431

Era impossível estar na Bélgica e não comer um waffle, há várias lojas a venderem waffles, e o cheiro de sai de lá é praticamente irresistível… E eu não consegui resistir 🙂

P1230635

Como já tínhamos andando bastante, decidimos descansar um pouco e saborear uma cerveja belga na cervejaria De Garre. Esta cervejaria fica numa ruela, na rua  Breidelstraat, que é bastante movimentada, e que por essa razão encontrar a ruela deste bar pode passar despercebida à maior parte das pessoas.

P1230644 P1230642Mas a procura é recompensada quando entramos no bar, com um ambiente bastante rústico e acolhedor, e a cerveja… muito boa! 🙂

Esta entrada foi publicada em Bélgica, Brugge com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s