Grand Palace

Mal começou a manhã seguimos para o Grand Palace. E antes de lá chegarmos fomos abordadas por um homem muito simpático a dizer-nos que o recinto ia estar fechado devido a uma cerimônia, nem liguei muito, porque já tinha lido que é um dos golpes comuns. Abordam as pessoas e dizem-lhes que o palácio vai estar fechado para uma ocasião especial, e para não perdermos o dia oferecem-nos um passeio… Tudo treta! O Grand Palace está aberto todos os dias!

Grand Palace (30)

O Grand Palace foi construído em 1782 e serviu de residência da realeza da Tailândia, até meados do século XX.

Actualmente está parcialmente aberto ao público. Várias partes do complexo estão fechadas para serem usadas pelo governo ou para cerimônias.

Grand Palace (32)

Este grandioso espaço ocupa uma área de quase 220.000 metros quadrados.

Na verdade, o Grand Palace não é apenas um único edifício ou palácio, mas sim, um complexo de vários edifícios.

Grand Palace (35)

É um complexo grandioso e de uma beleza enorme, com tantos pormenores, tantas cores que é impossível ficarmos indiferentes. As fotografias não conseguem captar a beleza deste local.

Mal entrei senti-me esmagada com tanta imponência que via em todos os cantos que olhava, ou era uma escultura bem colorida, ou era um templo extremamente trabalhado ao pormenor…

Grand Palace (48)Um dos lugares com mais visitações é o templo do Buda Esmeralda, ou Wat Phra Kaew. O Buda é bem mais pequeno do que imaginava, tem apenas 75 centímetros de altura.

O Buda está vestido com roupas feitas de fio de ouro, possui três vestimentas diferentes, que mudam consoante a estação do ano: Verão, Inverno ou época das chuvas. A mudança do manto é feita pelo rei, numa cerimónia oficial e muito importante para os tailandeses, que acreditam que lhes trás sorte.

Grand Palace (97)

É expressamente proibido tirar fotografias a esta relíquia sagrada.

Para entrar no templo temos que seguir algumas regras: tirar os sapatos, em sinal de respeito, e pelo facto dos sapatos serem considerados sujos e nunca apontar os pés para o Buda.

Grand Palace (108)

Pensei que fosse apanhar muitas mais pessoas aqui dentro e que seria praticamente impossível andar normalmente sem encalhar em alguém. Felizmente esteve bem tranquilo, não sei se foi derivado à crise política que o país está a atravessar, o que tem culminado em várias manifestações, que tenha levado a que muitas turistas adiassem a viagem. A verdade é que achei o Palácio com poucos turistas (ainda bem, para mim). E em relação às manifestações e instabilidade do País, eu, enquanto turista nunca me apercebi de nada. Achei um país bem seguro.

Grand Palace (115)

Não é só turistas que frequentam o Grand Palace, vi muitos tailandeses a rezar e a fazer oferendas ao Buda.

Grand Palace (118)

Ao longo da viagem reparei que os Tailandêses são muito devotos, fazem doações (comida, dinheiro, velas) nos templos, nas suas próprias casas… A devoção do povo é tão contagiante que fiquei a olhar para o Budismo com outros olhos.

Mais de 95% da população na Tailândia é Budista, o seu lema é sanuk, sabai e saduak, que traduzido, significa “sê feliz, fica tranquilo, contenta-te com aquilo que a vida te oferece”

Grand Palace (145)A entrada custou 400 baths (cerca de 9€), não é barato, tendo em conta os preços praticados na Tailândia, mas vale cada cêntimo, neste caso, cada Bath 🙂

Para entrar no Grand Palace é preciso estar vestido adequadamente, não se pode entrar com as pernas ou ombros descobertos. Se não formos vestidos adequadamente à entrada do Palácio emprestam vestimentas, para usarmos durante a visita.

Depois de várias horas lá dentro decidimos que tínhamos que ir embora, pois ainda queríamos visitar mais dois templos nesse dia.

Esta entrada foi publicada em Bangkok, Tailândia com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s