Piodão: A Aldeia Presépio

Depois de vários quilómetros pelas estradas sinuosas e estreitas da Serra do Açor, onde apenas estamos em contacto com a natureza, somos completamente surpreendidos quando avistamos a pequena aldeia de Piodão. No meio de uma encosta lá está ela, a que é considerada a aldeia mais bonita do País.

IMG_2932

É impossível não ficarmos deslumbrados assim que a começamos a avistar. O Sérgio, que já a conhecia, tinha-me avisado que a aldeia ia aparecer no meio do nada, e mesmo tendo sido “avisada”, foi impossível não ter ficada fascinada com a sua localização.

IMG_2936

IMG_2937

IMG_2939

Piodão é constituída por um emaranhado de casas de xisto semelhantes entres si, com as portas e os frisos das janelas pintadas em azul. E porquê é que a cor azul predomina as portas desta aldeia? É uma das consequências do isolamento a que Piodão esteve sujeito, pelo que se consta, na altura a única cor de tinta que chegou à mercearia da aldeia foi o azul.

Piodão (108)

Piodão (113)

A Igreja Matriz, dedicada à Nossa Sr.ª da Conceição, é o elemento que mais se destaca no cinzento da aldeia, por estar pintada de branco e azul. Esta encontra-se na praça principal de Piodão.

Piodão (125)

Piodão (119)

Piodão é um lugar encantado e magnifico em qualquer altura do dia, mas durante a noite ganha um brilho especial. Quando as luzes da aldeia começam a acender-se fazem com que aldeia se pareça um presépio (nome pelo qual também é conhecida).

IMG_2987

Vista do Hotel Inatel Piodão.

A maior parte dos turista visitam a aldeia durante o dia, então, à noite o silêncio é total e dá-nos a sensação de termos sido transportados para um mundo mágico.

Se pernoitarem em Piodão, aconselho a ficarem no Inatel, que tem uma vista privilegiada sobre a aldeia. Levei várias horas na janela do meu quarto a contemplar esta belíssima aldeia 🙂

Piodão (51)

Hotel Inatel Piodão, vista da aldeia.

 

Esta entrada foi publicada em Aldeias de Xisto, Piodão, Portugal com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s