Cuba: Dicas antes de ir

cuba-bandeira
Há algumas coisas que devemos saber e levar em atenção antes de ir para Cuba, nomeadamente:
  • Visto – É necessário ter um visto de entrada, obtido pela embaixada de Cuba em Lisboa (quem tratou do meu foi a agência de viagens que marquei a viagem). Mas este é um dos aspectos mais importantes. Durante o meu voo de Madrid-Cuba, a partida estava a demorar, depois fomos informados que o atraso foi devido a um problema com o visto de três passageiros, por isso tiveram que tirar as malas do avião e ficaram em terra… Além do visto, o passaporte tem que uma validade mínima de seis meses.
  • Seguro de Saúde – Antes de viajar tinha lido que era obrigatório, a partir de 1 de Maio de 2010, a subscrição de uma apólice de seguro de viagem. Apesar de ter feito o seguro, nada me foi pedido à entrada do país.
  • Cartão de Crédito/Moeda – Li em vários sítios sobre a dificuldade em utilizar cartão de crédito em Cuba, por isso não cheguei a utiliza-lo. Fiz mais ou menos um calculo do dinheiro que ia precisar e levei em numerário para fazer o câmbio lá. A taxa de câmbio é muito mais vantajosa em Euros, do que em Dólares, pois nos dólares é imposta uma sobretaxa de 10%. Nos grandes hotéis existem casas de câmbio, por isso fui fazendo o câmbio à medida que ia precisando.
  • Comunicações – Na rede vodafone não foi preciso activar o roaming, mas o custo das chamadas internacionais é extremamente elevado. Apenas liguei uma vez para Portugal e paguei 5€/minuto… Internet é para esquecer, além de caríssimo, a maior parte das vezes não conseguimos ter boa ligação ou, simplesmente não conseguimos aceder.
  • Vacinas – Os Europeus não precisam fazer qualquer vacinação para entrar em Cuba.
  • Alfândega – Os visitantes só estão autorizados a trazer 200 cigarros ou 50 charutos e 2 litros de álcool. No caso de artigos de arte, como quadros ou antiguidades, é necessário fazer-se acompanhar pelo recibo de compra.
  • Taxa de saída – À saída do país temos que pagar uma taxa de 25 CUC`s, que é paga no aeroporto, antes de passarmos pelo controlo de passaporte. Por isso, o melhor é separarem logo essa quantia para não a gastarem… 😉
Esta entrada foi publicada em Cuba com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s